A final da 10ª Copa do Mundo de Futsal terá um clássico sul-americano entre Brasil e Argentina, que se enfrentam no domingo (6) em Tashkent, Uzbequistão. O Brasil busca o sexto título mundial, enquanto a Argentina tenta conquistar seu segundo. Esse confronto carrega um sabor de revanche para ambas as seleções, já que os argentinos eliminaram o Brasil na semifinal do Mundial de 2021, enquanto os brasileiros venceram a final da Copa América de 2024.
Este será o oitavo confronto entre os dois países em Copas do Mundo de Futsal, mas o primeiro em uma final. Nos sete encontros anteriores, o Brasil venceu seis vezes, enquanto a única vitória da Argentina foi na semifinal do último Mundial. A Argentina chega à final com um ataque sólido, liderado por jogadores como Alan Brandi e Kevin Arrieta, que estão entre os artilheiros da competição. O time também conta com uma defesa eficiente e jogadas estratégicas apoiadas em pivôs experientes.
O Brasil, com o melhor ataque da competição e o artilheiro Marcel, terá que superar o desfalque de Pito, considerado o melhor jogador do mundo, que está lesionado e não jogou nas últimas três partidas. Os pivôs Ferrão e Rafa Santos, embora desgastados, deverão estar em quadra. Apesar dos desafios, o Brasil entra como favorito, com uma defesa que sofreu apenas cinco gols durante a competição, contra os 10 gols sofridos pela Argentina.
Campanha do Brasil no Mundial de 2024:
Fase de grupos
Brasil 10×0 Cuba
Brasil 8×1 Croácia
Brasil 9×1 Tailândia
Oitavas de final
Brasil 5×0 Costa Rica
Quartas de final
Brasil 3×1 Marrocos
Semifinal
Brasil 3×2 Ucrânia