Até o ano de 1960 a cidade do Rio de Janeiro que hoje conhecemos como a capital do Estado homônimo, foi a capital do País e Distrito Federal sendo o seu Estado, o Estado da Guanabara.
O Estado do Rio de Janeiro, por outro lado, tinha como capital a cidade de Niterói.
Devido a essa divisão geopolítica da época, aquele território possuía dois campeonatos de futebol estaduais: o Campeonato Carioca, correspondente aos times oriundos do Estado da Guanabara e o Campeonato Fluminense, responsável pelos times oriundos do Estado do Rio de Janeiro.
O Campeonato Fluminense, era então o maior de todos os campeonatos de futebol do Estado do Rio de Janeiro, que na época englobava todo o atual território do Estado, com exceção da atual capital.
O Campeonato Fluminense aconteceu de 1915 a 1978 e abarcou times como Manufatura, Eletrovapo, Fonseca, Rio Branco, Goytacaz e Americano, todos times que também fizeram parte da série A do Brasileirão.
As competições em que participavam os times do Campeonato Fluminense eram palco de grandes jogos e a rivalidade entre eles era estridente arrastando milhares de pessoas para os estádios.
Um dos clássicos da época era o jogo Goyta-Cano que punha frente a frente duas grandes potências daquele campeonato.
Com a destituição da cidade do Rio de Janeiro do posto de Capital Federal e a posterior junção dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro, em 1975, o campeonato Fluminense foi sumariamente extinto.
Além da extinção do campeonato, os títulos conquistados pelos times do campeonato também foram simplesmente desqualificados e hoje não contam dentro do novo campeonato carioca de futebol, diferente do que aconteceu com o campeonato do Guanabara cujos títulos integram até hoje os títulos obtidos por um time no campeonato carioca.
Com informações do perfil:
🌎O CAMPEONATO FLUMINENSE e a história Geopolítica do RJ
🇸🇲A cidade do Rio era um Distrito Federal e capital do país. O que fazia com que tivéssemos 2 campeonatos estaduais. O Campeonato Carioca (competição do DF) e o Campeonato Fluminense (competição do estado do Rio)
✅O… https://t.co/7UJ6FTPz37 pic.twitter.com/foNWzq64xD
— Futebol no Rio (@Futebolnorio) December 27, 2023