Presente na III Conferência Nacional dos Comitês de Luta, Heleno Araújo, presidente nacional da CNTE, participou da primeira mesa de debate do evento, relacionada à educação.
Na ocasião, Heleno não só falou sobre a importância de retirar a Educação do arcabouço fiscal, como também de revogar o Novo Ensino Médio.
Confira trecho de sua fala logo abaixo:
“As juventudes foram atacadas com a Lei 13415/2017, uma lei que de forma autoritária, por medida provisória, impediu que os jovens e os trabalhadores pudessem discutir qual o formato de Ensino Médio que nós queremos e que seja importante para a nossa formação e para a nossa juventude. Essa lei mudou a estrutura do Ensino Médio, fazendo com que muitos jovens ficassem fora da escola e os poucos que estão dentro não têm uma boa qualificação profissional nem uma formação geral básica decente.
Revogar a lei 13415/2017, revogar o Novo Ensino Médio, é uma bandeira de luta que deixamos também para o nosso debate […] É preciso colocar as massas populares para ocupar as ruas e as redes sociais reivindicando a nossa pauta de demandas específicas para a população brasileira.”