─ RIA Novosti, tradução do DCO ─ Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas quando tropas ucranianas bombardearam um mercado de alimentos em Donetsk, informou no Telegram a sede da defesa territorial da República Popular de Donetsk.
“Como resultado do bombardeio do distrito de Kirovsky, o mercado Mercury também foi atingido. De acordo com dados operacionais, militantes ucranianos mataram dois e feriram cinco civis em Donetsk ao longo da rua Petrovsky”, diz a publicação.
De acordo com o prefeito de Donetsk Aleksey Kulemzin, de acordo com dados preliminares, três pessoas foram mortas.
“Como resultado de um incêndio no território dos mercados no distrito de Kirovsky , três pessoas morreram, mais cinco civis ficaram feridas. Serviços especiais estão trabalhando no local”, escreveu ele no Telegram.
O bombardeio do distrito Kirovsky de Donetsk pelas Forças Armadas da Ucrânia com o uso de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo Grad foi relatado anteriormente pelo escritório de representação da DPR no Centro Conjunto de Controle e Coordenação do Cessar-fogo.No total, nos 71 dias de escalada na República Popular de Donetsk, mais de 2.300 ataques das Forças Armadas da Ucrânia em seu território foram registrados usando 23.706 munições de vários calibres, incluindo Tochka-U, Smerch, Hurricane e Grad MLRS. O bombardeio matou 85 civis.
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação especial para desnazificar e desmilitarizar a Ucrânia . Como enfatizou Vladimir Putin , seu objetivo é “proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos”. Segundo o Ministério da Defesa, os militares russos atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas, nada ameaça a população civil. O principal objetivo da operação no departamento foi chamado de libertação de Donbass .