O Conselho Federal (governo) da Suíça, em sua reunião na sexta-feira, decidiu alocar 80 milhões de francos suíços (US$ 86 milhões) para ajuda humanitária à Ucrânia.
“Em resposta à crise dos refugiados, o Conselho Federal, em sua reunião de 11 de março, decidiu aumentar a assistência humanitária à Ucrânia para um total de 80 milhões de francos suíços. É um momento difícil”, disse o governo em comunicado.
Especifica-se que um quarto dos fundos irá ajudar os refugiados ucranianos que acabaram em estados vizinhos da Ucrânia. Os outros três quartos, para apoiar os residentes que permanecem no país. O dinheiro será direcionado para o Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, agências da ONU, organizações não governamentais internacionais e locais e projetos implementados pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação na Ucrânia.
Segundo o governo, 21 milhões de francos serão alocados pelo Ministério das Relações Exteriores da Suíça e 6 milhões de francos pelo Ministério Federal da Justiça e Polícia. A alocação de 53 milhões de francos deve ser aprovada pelo parlamento do país.
Na sexta-feira, o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Matthew Saltmarsh, disse que o número total de refugiados da Ucrânia ultrapassou 2,5 milhões desde 24 de fevereiro. De acordo com estimativas do ACNUR , o número de refugiados da Ucrânia pode chegar em breve a 4 milhões de pessoas.



