Izadora Dias, candidata do Partido da Causa Operária (PCO) ao governo de São Paulo, é a terceira candidata citada individualmente na pesquisa Veritá divulgada na terça-feira (22). Tem 0,4% dos votos válidos, depois de Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 58,5%, e Fernando Haddad (PT), com 39,9%. Os demais nomes aparecem juntos na rubrica “outros”, com 1,2%. A margem de erro informada é de dois pontos percentuais.
Izadora aparece com 0,9% no levantamento Paraná Pesquisas, divulgado no mesmo dia, à frente de candidatos como Vivian Mendes (UP). Já na pesquisa Quaest de 8 de setembro, Izadora chegou a 1%, empatada nos números divulgados com Carlos Machado (PCB) e Vera Lúcia (PSTU); Vivian Mendes não pontuou.
Nas últimas semanas, a candidata levou sua campanha a cidades do interior, do ABC e do litoral. Em Santo André, percorreu o centro com militantes do PCO. Na feira de Bauru, encontrou trabalhadores que desconheciam as candidaturas além de Tarcísio e Haddad. Izadora atribuiu essa dificuldade de chegar ao eleitor ao pouco espaço concedido aos partidos pequenos e pobres. Nas conversas, insistiu que “os trabalhadores precisam se mobilizar para conseguirmos alguma mudança para melhor”.
Em Santos, nesta terça-feira (23), Izadora panfletou no Gonzaga com Ednelson Cesaretti, candidato ao Senado, e Stefânia Robusteli, candidata a deputada estadual. Distribuíram o jornal e material eleitoral nas ruas e nos arredores do comércio. É assim que a campanha procura apresentar a política do PCO aos trabalhadores, elevar sua consciência de classe e defender sua organização independente nas ruas.
Izadora tem 31 anos, nasceu em Barra Bonita e estudou Letras na Universidade de São Paulo. Integra o Comitê Central do PCO e coordena o Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo. Foi candidata a deputada federal em 2022 e agora disputa o governo com Nivaldo Orlandi como vice, pela chapa de número 29. Ela é militante do PCO desde 2018, atuando diariamente na vida partidária e na luta pela revolução, pelo governo operário e pelo comunismo.




