A Fundação Manuel Fernández “Lito”-Anastasio de Gracia organizou a exposição “Intifada palestina (1988)” na Avenida Complutense, em Madri, que ficou aberta de 27 de abril até esta quarta-feira (27). A mostra foi instalada diante da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madri, com fotografias de Javier Bauluz.

A atividade integrou o Encontro Internacional Fotojornalismo Humano, realizado entre 27 e 30 de abril na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madri. O evento foi organizado pela Fundação “Lito”-Anastasio de Gracia, com financiamento do Ministério da Cultura da Espanha, por meio de auxílios à promoção da fotografia, e colaboração da faculdade, do Grupo Fotodoc, da unidade departamental de Biblioteconomia e Documentação, da agência Associated Press e da Fundação Periodisme Plural.

A exposição sobre a Intifada palestina de 1988 foi montada ao longo da Avenida Complutense e pôde ser vista entre 27 de abril e 27 de maio. O material apresentou imagens de Javier Bauluz sobre a revolta palestina contra a ocupação sionista.

A apresentação da mostra afirmou que expor a Intifada hoje vai além de uma retrospectiva fotográfica. Segundo o texto, as fotografias registram a repressão contra os palestinos e deixam documentação sobre a violência praticada contra esse povo.

A programação também incluiu mostras como “Fotoperiodistas em Gaza” e “A Guerra da Espanha no Arquivo da Associated Press”, em um conjunto de exposições ao ar livre. A atividade colocou lado a lado registros da Intifada, da Guerra Civil Espanhola e da atual situação em Gaza.

Ao levar as fotografias para o espaço universitário, a mostra apresentou ao público imagens da repressão sionista, do enfrentamento palestino e da violência sofrida pelo povo palestino. A exposição ocorreu em meio a mobilizações de estudantes e trabalhadores de vários países em defesa da Palestina.




