Um míssil interceptor Patriot disparado pela defesa aérea ucraniana atingiu uma catedral histórica em Kiev, na madrugada de segunda-feira (15), segundo o Ministério da Defesa da Rússia. Um incêndio no prédio religioso ocorreu durante uma onda de ataques russos contra instalações militares e industriais ucranianas. O governo russo afirmou que não atacou locais sem valor militar e atribuiu o dano ao Mosteiro das Cavernas de Kiev a falha de um projétil fabricado nos Estados Unidos.
As forças russas realizaram ataques de longo alcance contra instalações do complexo militar-industrial ucraniano em três grandes cidades, além de aeródromos e centros de alistamento. Foram usados drones e mísseis lançados de plataformas aéreas, terrestres e marítimas. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que todos os alvos designados foram atingidos.
Em comunicado mais detalhado, os militares russos disseram que 16 alvos industriais foram atingidos, incluindo uma fábrica de ogivas de drones e propulsores para mísseis de cruzeiro Flamingo. O governo russo também afirmou que um terminal postal em Kiev foi atacado por servir à logística militar, com entrega de peças para drones e sistemas de guerra eletrônica. Um estúdio de cinema na capital ucraniana também teria sido atingido, sob a acusação de ser usado para programar drones suicidas contra a Rússia.
Fontes ucranianas relataram ataques em Kiev, Carcóvia e Dnipro. O Exército ucraniano afirmou ter detectado 70 mísseis e mais de 600 drones. Autoridades também relataram queda parcial de energia em Kiev e interrupções em serviços ferroviários.
Durante a ofensiva, vídeos publicados por meios ucranianos mostraram fogo em uma das catedrais do Mosteiro das Cavernas de Kiev, complexo religioso de importância histórica. Inicialmente, os danos foram vinculados aos ataques russos. O Ministério da Defesa da Rússia, porém, responsabilizou um interceptor Patriot lançado pela defesa aérea ucraniana e afirmou que o projétil pode ter falhado devido à idade.
O episódio ocorre em meio à escassez de sistemas de defesa aérea fornecidos pelos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O próprio governo ucraniano tem reclamado da necessidade de preservar munições caras, como os interceptores Patriot. A falha apontada pela Rússia mostra como a guerra se espalha também sobre centros urbanos e locais históricos, onde sistemas de defesa aérea podem se transformar em ameaça direta a locais civis quando não funcionam corretamente.





