A organização britânica Forensic Architecture divulgou um estudo que revela um padrão de ataques do enclave imperialista “Israel” contra áreas em Gaza para onde ordenou que civis palestinos evacuassem. O grupo documentou 34 ordens de evacuação entre 18 de março e 3 de junho, que direcionaram civis de zonas de evacuação para áreas indefinidas, muitas vezes atacadas logo após as ordens. A prática expõe a estratégia sionista de atingir populações vulneráveis.
Em um exemplo citado pela Forensic Architecture, o Exército de “Israel” instruiu moradores do leste de Gaza a se deslocarem para o oeste. No dia seguinte, um edifício residencial a oeste da área evacuada foi atacado. Os pesquisadores afirmaram: “nossa pesquisa confirma que o Exército de ‘Israel’ realizou múltiplos ataques em áreas para as quais os civis foram direcionados, no mesmo dia da ordem de evacuação ou no dia seguinte”.
Os ataques agravam a crise humanitária em Gaza, onde mais de 80% da infraestrutura foi danificada ou destruída até maio de 2025, segundo a ONU. O padrão identificado pela Forensic Architecture demonstra a violência sistemática contra civis, forçados a abandonar suas casas sob ameaça e sem segurança nas áreas designadas como refúgio.