Nomes internacionalmente reconecidos de Hollywood e do cinema mundial denunciaram, em carta aberta, o genocídio promovido pela ditadura de “Isreal” contra o povo Palestino. Cerca de 380 artista assinam o documento, entre eles estão: Pedro Almodóvar, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Costa-Gavras, Richard Gere, Susan Sarandon, Jude Law, Mark Ruffalo, David Cronenberg, Mike Leigh e Xavier Dolan.
A carta aberta foi publicado horas antes do início do Festival internacional de Cannes, que começou na terça-feira (13). O documento foi publicado no jornal francês Liberation e na revista norte-americana Variety.
Os artistas chamam a atenção para o silêncio em relação ao genocídio que ocorre diante dos olhos de todo o mundo e, particularmente, no mundo artístico.
“Nós, artistas e atores e atrizes da cultura, não podemos ficar em silêncio quando está acontecendo um genocídio em Gaza. Por que este silêncio?”
No documento assinado pelas centenas de artistas, denuncia-se também o silêncio em relação ao assassinato da fotojornalista palestina Fatima Hassouna, com 10 familiares, incluindo sua irmã grávida, por militares israelenses em 16 de abril.
Hassouna é protagonista do documentário do diretor iraniano Sepideh Farsi, “Put Your Soul on Your Hand and Walk”, que será exibido em Cannes, nesta quinta-feira (15).
Também é citado na carta aberta o caso do cineasta palestino Hamdan Ballal, premiado no Oscar por seu filme “No Other Land”, que foi brutalmente atacado por colonos fascista de “Israel”.
Embora, tardia, a manifestação dos artistas é importante para jogar luz sobre um dos mais terríveis e abomináveis crimes cometidos na história.