Na quarta-feira (22), as tropas russas assumiram o controle total da vila de Klescheevka na República Popular de Donetsk, anunciou o Ministério da Defesa. O comunicado afirma que o assentamento foi liberado como resultado de “ações ativas” do grupo de forças ‘sul’ da Rússia.
As batalhas na área têm se intensificado desde, pelo menos, a primavera de 2023, coincidindo com combates ferozes em Artyomovsk (conhecida na Ucrânia como Bakhmut), que fica a 10 km ao norte e foi completamente liberta pelas tropas russas em maio do ano passado.
O exército ucraniano descreveu Klescheevka como um importante centro logístico, localizado em um terreno elevado com uma excelente visão das rotas de suprimento próximas.
Um conselheiro do líder da RPD disse à TASS que a Ucrânia retirou a maioria de suas forças de Klescheevka. Segundo o oficial, o exército ucraniano fez o movimento para reforçar tropas em outra fortaleza chave, Chasov Yar, um ponto crucial das defesas da Ucrânia no Donbas.
Vadim Skibitsky, vice-chefe da inteligência militar da Ucrânia, disse no início deste mês que espera que a Rússia continue sua ofensiva no Donbas, prevendo que é “provavelmente uma questão de tempo” antes que Chasov Yar caia sob controle russo.