Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Holanda

Os 136 anos da sala de concerto Concertgebouw

Sala de concerto em Amsterdã é reconhecida mundialmente por sua acústica incomparável

Há 136 anos, no dia 11 de abril de 1888, 120 músicos e um coro com 500 pessoas realizaram a apresentação de inauguração da sala de concertos Concertgebouw, em Amsterdã, na Holanda. No concerto foram executadas músicas de Wagner, Handel, Bach e Bethovem, o que marcou o início de uma das três melhores salas de concerto do mundo, ao lado da Symphony Hall, em Boston (Estados Unidos), e o Musikverein, em Viena (Áustria).

A sala foi projetada pelo arquiteto Adolf Leonard (Dolf) van Gendt, um dos mais patrocinados de Amsterdã no período e criador de outros edifícios famosos como a escola de equitação Hollandsche Manege.

1916 – a Orquestra Concertgebouw toca a Paixão de São Mateus de Bach dirigida por Willem Mengelberg

A sala de concertos, que tem capacidade para cerca de 2 mil expectadores, foi gestada no dia 15 de setembro de 1881, quando seis cidadãos de Amsterdã se uniram para criar a Comissão Provisória para Construção de Uma Sala de Concertos. O motivo era que o teatro Park Hall seria demolido, o Edifício Felix Meritis era pequeno demais e o Crystal Palace tinha uma péssima acústica.

ACÚSTICA

Reconhecido pela sua acústica incomparável, a sala foi construída quando a ciência acústica ainda era considerada misteriosa. Importante relembrar que os equipamentos de gravação profissional foram desenvolvidos somente no século XX. Mesmo sem conhecimento ou formação musical, Dolf van Gendt se baseou na grande sala de concertos da Neue Gewandhaus, em Leipzig, Alemanha. O resultado foi uma acústica ímpar, preservada e melhorada em reformas posteriores.

Reuniões de 1909 no Concertgebouw: da esquerda para a direita Cornelis Dopper, Gustav Mahler, H. Freijer, Willem Mengelberg, Alphons Diepenbrock

Diversos músicos já se apresentaram na sala Concertgebouw e o espaço é uma das “mecas” da música erudita. No entanto, diversos artistas pop também realizaram concertos no local, entre eles, Aretha Franklin, Led Zeppelin, Pink Floyd, Frank Zappa, Grateful Dead, The Who, Janis Joplin, The Doors, Paul McCartney , Frank Sinatra, entre outros. A sala de concertos é ainda sede da Orquestra Real do Concertgebouw, que foi fundada em 1888 e em 1988 recebeu o título de “real”.

O Concertgebouw realiza anualmente cerca de oitocentos concertos para um público de 850.000 pessoas aproximadamente.

Clique no link abaixo e faça um tour virtual em uma das salas de concertos mais famosa do mundo.

https://www.panotours.eu/360/concertgebouw/

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.