Segundo vários jornais da imprensa imperialista, um funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou que o píer norte-americano que está, atualmente, na costa de Gaza, será movido para “Ashdod”, em “Israel”.
A realocação é a terceira vez em um mês que as operações no cais são interrompidas. Entretanto, a ajuda entregue nos últimos dias ficou retida em instalações perto do cais, depois de a ONU ter interrompido as entregas na semana passada, alegando preocupações de segurança.
As entregas de ajuda a partir do cais construído nos EUA começaram em meados de maio, mas foram interrompidas no final desse mês, quando partes da estrutura se soltaram durante o mar agitado.
Mais recentemente, o píer foi utilizado pelo exército israelense durante o ataque que assassinou mais de 270 palestinos em Rafá, o chamado Massacre de Nusseirat. Esta realocação, nesse sentido, é mais uma prova de que os Estados Unidos construíram este píer já pensando em utilizá-lo contra a resistência armada e o povo palestino.