No programa “Esquenta”, que precede a “Análise Política da Semana” na COTV tivemos a participação especial dos jovens Julia Scalvenzi e João Scarpanti, do programa PRO-CULTURA, no lugar de Henrique Áreas, que normalmente faz o “Esquenta” com João Jorge Pimenta.
O programa de pouco mais de 20 minutos foi dedicado exclusivamente para denunciar a censura promovida pelo YouTube, plataforma de vídeo que pertence ao Google. Quando o DCO começou a defender a causa palestina, denunciar o genocídio em Gaza e principalmente, apoiar os movimentos armados de resistência, começaram também os ataques contra o PCO, encampados no Brasil pela direita Bolsonarista.
Como não adiantou muita coisa, resolveram partir para o corte do financiamento da COTV. Deste modo, desde a semana passada todos os canais do YouTube foram desmonetizados, em um ataque frontal contra a liberdade de expressão.
Os participantes do esquenta destilaram críticas ao YouTube, que violando as leis do País, atacou a soberania nacional ao violar o direito constitucional expresso no artigo 5º da constituição brasileira e servindo aos interesses de outro país, no caso “Israel” e EUA, que impediram brasileiros dentro do seu próprio País de denunciar as atrocidades que diariamente acontecem na Palestina.
“Não tem problema”, disse João Jorge Pimenta, “vamos adiantar algumas coisas que faremos: implantaremos um novo aplicativo da COTV, agora mais turbinado para poder ter um backup de tudo, montaremos uma plataforma nossa, que estará hospedada num país em cuja liberdade de expressão seja mais respeitada, além de tudo, processaremos na justiça o YouTube e as plataformas que desmonetizaram os canais da COTV“.
“Não calarão o PCO e ficaremos mais fortes”, finalizou João Jorge Pimenta.