O livro A Luta Por Um Partido Revolucionário Dentro do PT: Documentos e artigos do Jornal Causa Operária de 1979 a 1990 já se encontra em fase de pré-lançamento. A obra, das Edições Causa Operária, ilustra a trajetória da ruptura dos militantes do que viria a ser o PCO (Partido da Causa Operária) com a OSI (Organização Socialista Internacionalista), que se afastam da organização e fundam, em junho de 79, a TTB (Tendência Trotskista Brasileira), tendência essa que decide ingressar no Partido dos Trabalhadores (PT) e lutar por um partido revolucionário. É neste momento que irá surgir a tendência Causa Operária, posterior Partido da Causa Operária.
O livro remonta, através de debates e campanhas na época retratadas tanto pela imprensa da TTB, quanto pela imprensa da tendência Causa Operária, cujo Partido hoje tem o jornal mais antigo em circulação na esquerda, o Jornal Causa Operária, a história da trajetória do grupo marxista revolucionário dentro do PT e sua luta por um partido que atendesse às demandas da classe trabalhadora, adotando como seu programa o programa revolucionário: o programa para a fase de transição do capitalismo para o socialismo.
Em 1980, com o ingresso no PT dessa geração militante formada na luta das greves operárias, a TTB se tornou a fração trotskista e revolucionária do PT, passando a ser conhecida pelo nome do seu jornal, Causa Operária, que teve no mesmo ano sua I Conferência Nacional organizada, centrada nas greves do ABC. No livro A Luta Por Um Partido Revolucionário Dentro do PT: Documentos e artigos do Jornal Causa Operária de 1979 a 1990, temos acesso aos debates acerca da Conferência de altíssimo valor.
O cerne do ingresso da Tendência Trotskista Brasileira no PT vem do entendimento de que o partido, naquele momento, abria a possibilidade de organização de um partido operário de enormes proporções, evento que apontava a necessidade de uma enérgica intervenção da vanguarda revolucionária e consciente da classe operária nos rumos da organização desse partido, para estabelecer um programa socialista e independente, único programa que pode, livre dos compromissos organizativos e programáticos da burguesia, se firmar como partido da revolução em um momento pré-revolucionário.
Não demorou para que as crises entre a tendência Causa Operária e as frações direitistas do PT começassem a surgir. Em 82, enquanto o grupo Causa Operária trabalhava para criar um amplo bloco para a esquerda do PT se organizar dentro do Partido, a ala direita se organizou de maneira muito bem estruturada como a articulação dos 113, posteriormente chamada apenas de articulação. O livro A Luta Por Um Partido Revolucionário Dentro do PT: Documentos e artigos do Jornal Causa Operária de 1979 a 1990 aborda a campanha realizada dentro do partido pelo estabelecimento desse bloco de esquerda, e de como a sabotagem da esquerda pequeno-burguesa frustrou a pretensão de que tal organização triunfasse.
Não deixe de adquirir seu exemplar de A Luta Por Um Partido Revolucionário Dentro do PT: Documentos e artigos do Jornal Causa Operária de 1979 a 1990, entrando em contato com qualquer um dos militantes do Partido da Causa Operária, ou através da Loja do PCO.