A guerra na Faixa de Gaza se iniciou com a operação Dilúvio de al-Aqsa, lançada pelo Hamas no dia 7 de outubro de 2023. Desde então, “Israel” invadiu a Faixa de Gaza e está sendo confrontada por diversos grupos da resistência Palestina. Não há vitórias militares e os grupos palestinos realizam dezenas de operações de sucesso todos os dias impondo baixas à “Israel”. O Hesbolá por sua vez, entrou em guerra contra “Israel” no dia 8 de outubro em solidariedade à Palestina.
Operações das Brigadas al-Qassam (Hamas):
- Detonação de dois túneis com armadilhas onde as forças israelenses estavam escondidas, ao sul do bairro Al-Zaitoun na Cidade de Gaza, resultando em baixas.
- Detonação de um prédio que abrigava uma força de infantaria israelense, ao sul do bairro Al-Zaitoun na Cidade de Gaza, causando baixas.
- Ataque a três veículos blindados de transporte de pessoal israelense e a um tanque Merkava com foguetes Iassin-105 e dispositivos explosivos “Shoaz”, ao sul do bairro Al-Zaitoun na Cidade de Gaza.
- Detonação de uma mina antipessoal em uma força de infantaria israelense, ao sul do bairro Al-Zaitoun na Cidade de Gaza, resultando em baixas.
Operações das Brigadas al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Bombardeio das linhas de suprimento do exército israelense com uma saraivada de granadas de morteiro na área de Zana’a, a leste da cidade de Khan Iounis, sul de Gaza.
- Ataque a dois veículos militares israelenses com lança-foguetes na área de Abasan Al-Kabira em Khan Iounis.
Operações das Brigadas Nasser Salah Al-Din (Comitês de Resistência Popular):
- Lançamento de uma salva de foguetes no assentamento de Sderot.
- Bombardeio das posições e concentrações do exército israelense ao norte da Faixa de Gaza com saraivadas de foguetes de 107mm.
Operações das Brigadas Mujaidim (Movimento Mujaidim Palestino):
- Bombardeio do quartel-general do comando de campo do exército israelense no sul e oeste de Gaza com granadas de morteiro.
- Ataque a assentamentos ilegais na Envelope de Gaza com uma saraivada de foguetes.
- Ataque ao posicionamento e posições de soldados israelenses, sudeste do bairro Al-Zaitoun na Cidade de Gaza, com foguetes de curto alcance.
Operações das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa:
- Envolvimento em confrontos com as forças israelenses, usando armas apropriadas, no eixo da área de Abasan Al-Kabira em Khan Iounis.
Operações das Forças do Mártir Omar al-Qasim (FPLP):
- Detonação de um dispositivo explosivo em um veículo do exército israelense no bairro Al-Amal, oeste de Khan Iounis.
- Confrontos com as forças israelenses no eixo da área de Abasan Al-Kabira em Khan Iounis.
Operações do Hesbolá:
Setor oriental:
- Por volta das 12h20, horário local, o local de Ramtha em Shebaa foi alvo de mísseis.
- Por volta das 15h00, horário local, equipamentos de vigilância e técnicos do exército israelense no local de Ruaisat al-Alam em Shebaa foram alvo de armas apropriadas.
Setor ocidental:
- Por volta das 8h00, horário local, soldados israelenses nas proximidades do local de Jal al-Alam foram alvo de projéteis de artilharia.
- Por volta das 12h10, horário local, soldados israelenses nas proximidades de “Cobra Hill” foram alvo de mísseis.
- Por volta das 14h05, horário local, a colônia de Elon foi alvo de uma saraivada de foguetes Katiusha.
- Por volta das 18h00, horário local, o assentamento de Gorin foi alvo de mísseis Falaq.