Durante uma reunião do Grupo de Contato para a Defesa da Ucrânia, o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, afirmou que os Estados Unidos entregarão, em breve, os prometidos tanques Abrams para os ucranianos.
“Tenho […] o prazer de anunciar que os tanques M1 Abrams com os quais os Estados Unidos haviam se comprometido anteriormente chegarão à Ucrânia em breve”, disse Austin na abertura da reunião.
Os tanques foram prometidos por Washington a Kiev ainda no início deste ano. Eles fazem parte dos mais de US$43 bilhões (R$208,66 bilhões) em assistência de segurança alocados pelos Estados Unidos desde o começo da operação especial russa na Ucrânia.
Cabe ressaltar que, continuando a sua política criminosa de guerra, os tanques norte-americanos serão dotados de munições de urânio empobrecido de 120 mm. Ou seja, são armas nucleares que terão efeitos devastadores em todo o território europeu.
A Dinamarca também anunciou, na terça-feira (19), que vai enviar mais 45 tanques à Ucrânia. “São tanques aos quais os ucranianos já estão acostumados”, disse o ministro da Defesa. A pasta afirmou que está planejando entregar 30 Leopard 1, bem como 15 do modelo T-72.