Denúncias produzidas pelo Coletivo Terra Vermelha informam que na tarde de ontem (13), jagunços atacaram a retomada Avaeté, no município de Dourados, região sul do MS e palco de uma violenta ofensiva dos latifundiários contra índios da etnia Guarani-Caiouá. O ataque dos pistoleiros deixou uma dezena de feridos. Segundo a denúncia do Terra Vermelha, no mesmo dia, secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, visitava a região.
Até o fechamento desta notícia, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara ainda não havia se pronunciado sobre os ataques. Seus perfis oficiais no X (antigo Twitter) e no Instagram não fazem menção nem ao evento, e tampouco ao cacique Leonardo, preso político posto em liberdade provisória, mas ainda enfrentando processos pelo aparelho de repressão do Estado.
Abaixo, a publicação original do Coletivo Terra Vermelha:
Na tarde desta quarta-feira (13/09), pistoleiros atacam retomada Avaeté, em Dourados/MS, e deixa índios Guarani-Caiouá feridos. O ataque ocorre no mesmo dia em que o secretário de segurança do estado visita o município. pic.twitter.com/x4DWkCILkz
— Coletivo Terra Vermelha (@VermelhaTerra) September 13, 2023