O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, manteve uma reunião com o diretor-geral do Centro Internacional da China para a Redução da Pobreza, Liu Junwen, a propósito da sua visita oficial ao país asiático.
A reunião confirmou o compromisso determinado do Governo da Venezuela em adotar políticas que contribuam para eliminar as assimetrias do capitalismo que geram a pobreza.
Isto, através de ações concretas como as desenvolvidas através do Sistema de Missões e Grandes Missões, que garante os direitos fundamentais da população mais vulnerável em todo o território nacional.
Reunión con el Director General del Centro Internacional para la Reducción de la Pobreza en China. pic.twitter.com/HXg3uDaYLO
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) September 12, 2023
O encontro contou com a presença do vice-presidente do setor de Comunicação, Cultura e Turismo, Freddy Ñañez, e do vice-presidente do setor de Socialismo Social e Territorial, Mervin Maldonado.
Da mesma forma, ambas as partes discutiram a participação no Fórum de Alto Nível sobre Redução da Pobreza e Desenvolvimento, agendado para o final de Outubro.
A Venezuela dedica 77,1% do Orçamento Nacional ao investimento social, sendo o único país do mundo a priorizar o cuidado da população através do fortalecimento da produção, aquisição e distribuição de alimentos, bem como de programas de habitação, educação e saúde e segurança social. .
Por outro lado, a China tem uma experiência bem sucedida em tirar 800 milhões de pessoas da pobreza, das quais 100 milhões correspondem à gestão do Presidente Xi Jinping.
Nas zonas rurais, a taxa de pobreza passou de 10,2% em 2012 para 0,6% em 2019, enquanto a população de baixos rendimentos diminuiu de 98,99 milhões em 2012 para 5,51 milhões em 2019.
Fundado em 2005, o Centro Internacional para a Redução da Pobreza não representa apenas um canal estratégico para desenvolver a cooperação Sul-Sul, mas também uma plataforma de investigação, formação, intercâmbio e cooperação para contribuir para a causa da erradicação da pobreza.