Comitês de Luta de Brasília se reuniram neste domingo (30), às 9:00 da manhã, para sua tradicional atividade no Eixão Norte. Já há algum tempo a comunidade da Asa Norte, região administrativa I de Brasília, desenvolve atividades culturais no local. A concentração ocorreu na 208 Norte e as atividades culturais são desenvolvidas em praticamente toda via do Eixão Norte. No Eixão Sul também há um movimento de mobilização cultural da comunidade brasiliense. Uma ala do PT, o PCO, e coletivos urbanos, organizaram, divulgaram e trouxeram estrutura para o evento que contou com a passagem de algumas milhares de pessoas pelo Eixo.
Especificamente nesse dia, com a organização do coletivo Resistência e Ação, aconteceu o evento Gracias Cuba com apresentação de artistas cubanos numa tarde ensolarada. As pessoas que passeavam no local paravam para apreciar o show e ouvir os discursos de crítica contra os EUA e contra Roberto Campos Neto. O PCO na figura do camarada Expedito Mendonça falou na apresentação dos artistas de Cuba e defendeu o país cubano contra os ataques imperialistas e o bloqueio comercial à ilha, ressaltou a importância da revolução que traz luz para o movimento revolucionário atual, cuja herança revolucionária é dar base para que a Ilha ostente um dos maiores IDHs do mundo, fez um chamamento inclusive para a mobilização contra a independência do Banco Central e sua política de juros altos que só beneficiam os banqueiros e os especuladores da dívida pública que anualmente lucram trilhões, ou seja, metade do PIB brasileiro é destinado a pagar os juros da dívida pública.
A recepção do público foi a melhor possível sobre opinião expressa pelo PCO no evento, o que resultou em grande movimentação na banca montada no local, a banca conseguiu a venda de algo em torno de 80 Jornais da Causa Operária, venda do Dossiê e livros do Partido, 18 rifas também do “Vai Pra Cuba 2” foram vendidas. Na oportunidade, foram entregues mais de 120 cartazes das campanhas: “Explorar o petróleo 100% nacional” e “Contra o bloqueio de Cuba”. A rifa foi um sucesso e de forma geral a atividade marca muito o Eixão por ser talvez a única resistência anti-imperialista que encampou a defesa e o apoio de Cuba contra o embargo norte-americano.
A atividade foi marcada com muita música da cultura cubana e, grandes sucessos do grupo Buena Vista Social Club, houve homagens a clássicos brasileiros e a todo momento foram feitas duras críticas à posição do Banco Central em manter a taxa Selic em 13,75%, o que é em grande medida um ataque a toda burguesia nacional e principalmente um ataque aos brasileiros e a própria soberania nacional. O reflexo dessa política afeta diretamente o desenvolvimento industrial do país, freia o consumo e a produção em geral. É uma política de arrasar terras. O verdadeiro intuito dos comitês é impulsionar o movimento popular orientado por políticas de avanço na luta de classes e o objetivo foi alcançado.