Em janeiro, a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) e o Partido da Causa Operária (PCO), estarão retornando a uma das principais atividades anuais de ambas as organizações, a mais nova Universidade de Férias. Desde o início da pandemia, a Universidade de Férias havia sido totalmente paralisada e grande parte dos cursos de formação política do PCO se restringiram a meios online e semi-presenciais. Contudo, 2023 inicia com novas possibilidades e assim o retorno desta incrível atividade.
A mais nova edição, ocorrerá a partir do dia 14 e terá a duração de uma semana. Na Universidade de Férias, feita em conjunto com o Acampamento da AJR, o que não falta é diversão, lazer e aprendizado, somado a uma verdadeira experiência socialista com militantes revolucionários. Esta atividade é fundamental, pois além de ser completa, dando lazer durante as férias para a juventude, como também fornecendo um curso presencial com o companheiro Rui Costa Pimenta, presidente do PCO com mais de 40 anos de militância, ela é a porta de entrada decisiva para a atividade revolucionária de um jovem.
Muitos militantes que hoje estão na AJR e no PCO entraram por meio de uma Universidade de Férias. O porquê? A Universidade de Férias é o maior e mais tradicional curso de formação política da esquerda brasileira. São quase 50 edições, realizadas duas vezes ao ano no período tradicional de férias. O evento é sempre realizado em grandes locais, com repartição para quartos, acampamentos de jovens, contendo piscinas, quadras esportivas, campos de futebol, eventos de jogos, verdadeiros banquetes preparados pela organização. São realizadas festas para a juventude, eventos especiais, campeonatos esportivos e muito mais.
Somado a toda esta diversão, o jovem terá acesso a um profundo curso de formação política totalmente presencial e com materiais para leitura. Nesta edição, o tema central será a política identitária e sua relação com o imperialismo. A respeito deste tema, será tratado assuntos como o movimento feministas, racial e LGBT, como também a política identitária em torno destas questões. É um tema extremamente atual, dado ao fato de que grande parte da esquerda pequeno-burguesa está imersa nesta política imperialista, que confunde as ideais de muitos jovens que estão entrando agora na política.
O curso é ministrado pelo presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, e é aberto para discussões, com rodas de debate e ajuda de toda a direção da AJR e do PCO para um maior aprofundamento sobre o conteúdo explicado.
Para um jovem, ou qualquer interessado, participar é simples, basta entrar em contato com a Secretária de Organização Partidária (11 99741-0436) e se inscrever na atividade. Não tem erro, o jovem que participa da Universidade de Férias sai com a verdadeira vontade de se organizar para a luta revolucionária. A Universidade de Férias muda a vida de um jovem e forma verdadeiros militantes para o futuro da luta política brasileira.