Neste sábado, dia 19 de novembro, ocorrerá no Centro Cultural Benjamin Péret de São Paulo, após o fim da Análise Política da Semana com o Companheiro Rui Costa Pimenta, a cerimônia de lançamento da mais nova empreitada da imprensa do PCO: o Dossiê Causa Operária. O evento contará com palestras, a principal tendo como tema a imprensa revolucionária, que serão transmitidas ao vivo na COTV, e com um coquetel no bar Jacobinos no CCBP. Todos os militantes, simpatizantes e filiados do PCO estão convidados a participarem do evento.
O Dossiê Causa Operária será uma publicação quinzenal com o objetivo de tratar dos assuntos políticos mais importantes com uma profundidade nunca vista antes, com regularidade pelo menos, de maneira impressa na esquerda revolucionária brasileira. Partindo do verdadeiro marxismo, não de suas mais diversas perversões pequeno-burguesas, a primeira edição do Dossiê Causa Operária tratará dos ataques levados adiante por “intelectuais” pró-imperialistas contra a história nacional, do resultado das eleições que deram a vitória ao Companheiro Lula, do fenômeno do bolsonarismo (que, ao invés de ser entendido como um fenômeno subordinado às leis da história, ou seja, às leis da luta de classes, é frequentemente tratado pela esquerda pequeno-burguesa como uma espécie de surto coletivo), das principais notícias internacionais como a guerra na Ucrânia, a resistência ao golpe no Paquistão, as eleições norte-americanas, a tentativa de mudança de regime no Irã levada adiante por agentes do imperialismo, e muito mais. Também contará com matérias tratando de arte e cultura, incluindo aí uma interessantíssima matéria sobre Lima Barreto, um dos maiores escritores de esquerda do cânon brasileiro.
Àqueles que estão curiosos com a aparência física do jornal, segue o depoimento do Companheiro Luan Monteiro, seu diagramador.
O novo jornal terá um formato semelhante ao Le Monde, o tradicional impresso francês. O formato é conhecido como Berliner ou berlinense, um pouco maior do que um tablóide. A publicação vai contar com textos longos de 2 páginas ou mais, em média, justamente para proporcionar uma discussão detalhada dos assuntos mais importantes do momento.
Por que publicar algo como o Dossiê Causa Operária? Como é o processo de realização de um jornal tão mais complexo do que aquilo publicado pelo resto da esquerda? Essas perguntas nos responde o Companheiro Rafael Dantas, editor do Dossiê e dirigente do PCO:
O Dossiê Causa Operária é uma nova publicação que o Partido está lançando. Ela vem para suprir a necessidade de aprofundar a análise de determinados temas tratados cotidianamente na imprensa do partido, dando maior profundidade por meio da pesquisa, do debate e da polêmica.
A publicação é uma elaboração coletiva feita a partir das discussões realizadas pelo Conselho Editorial do partido, de que participam membros da redação das diversas publicações partidárias, como o jornal Causa Operária, o Diário Causa Operária, as revistas dos coletivos, os programas da Causa Operária TV, e etc. Esta nova publicação vai oferecer ao público um conteúdo exclusivo, mais denso e cuidadosamente elaborado.
Num momento em que a confusão da esquerda brasileira pode dar lugar à tomada do controle da situação política nacional pela extrema-direita, é preciso uma publicação com a envergadura necessária para esclarecer os trabalhadores. As possibilidades abertas pela vitória de Lula são infinitas, mas sem uma orientação política correta, a possibilidade de derrota do movimento operário, que mal volta a agir, se coloca como uma possibilidade. É nesse contexto que surge o Dossiê Causa Operária, esclareçamos o próximo período de lutas, pois será preciso.