_ Rafael Dantas, de Moscou
No último sábado (11), os repórteres especiais de Causa Operária na Rússia, Rafael Dantas e Eduardo Vasco, tiveram a oportunidade de apresentar suas reportagens sobre a guerra no Donbass ao Comitê Russo de Cooperação com a América Latina (ROCLA).
Convidados pela vice-presidenta Tatiana Vyátkina, os enviados da imprensa do Partido da Causa Operária (PCO) expuseram suas impressões sobre o período de dois meses que passaram por cidades da Rússia como Moscou, Rostov-do-Don e Volgogrado, bem como na República Popular de Lugansk.
O Comitê é formado por professores e estudantes russos que estudam a cultura e a situação política na América Latina. Receberam com grande interesse o trabalho feito pela imprensa do PCO e ficaram bastante impressionados pelas imagens obtidas da guerra no Donbass, a destruição causada pelos fascistas ucranianos e o sofrimento da população.
“São imagens que fazem um russo chorar”, disse Tatiana Vilna depois de assistir ao documentário “Rubizhne: a verdade sobre a guerra no Donbass” e à reportagem feita no front na cidade de Popasnaya, durante o cerco a Severodonetsk na República Popular de Lugansk.
Ela nos contou sobre a história da Ucrânia e de como sua população russa vem sofrendo ao longo da última década com a ofensiva fascista ucraniana.
Visita ao museu da Grande Guerra Patriótica
No dia seguinte, em Moscou, a equipe de Causa Operária esteve com alguns membros do ROCLA no Museu da Grande Guerra Patriótica. O local conta a história das grandes batalhas travadas em solo russo na Segunda Guerra Mundial. São inúmeras imagens dispostas em grandes paineis representado as batalhas mais importantes, como a de Stalingrado e o cerco de Leningrado.
As três pessoas russas que nos acompanharam, de fato, não contiveram as lágrimas diante da exposição que culmina com uma comparação entre o que os nazistas alemães fizeram na década de 1940 e o que os fascistas ucranianos fazem hoje no Donbass.
Pudemos ter certeza, ouvindo a opinião e presenciando a reação do povo russo às atrocidades cometidas pelos esbirros do imperialismo na Ucrânia, que aquilo que mostramos ao longo das reportagens na imprensa do Partido da Causa Operária refletiu fielmente a realidade da guerra.