A ideia central de organizar uma Copa do Mundo começa quando é criada a entidade FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) em 21 de maio de 1904. A entidade é muito antiga, visto que se compararmos com o Brasil, ainda tínhamos poucos clubes praticando o esporte por aqui. Os dados mostram que a primeira tentativa da edição foi iniciada pelo líder neerlandês Carl Hirschmann, e estava prevista para acontecer na Suíça, contudo toda a organização foi um fracasso. A tentativa retomou forma com o estabelecimento de um torneio de futebol olímpico no ano de 1908, e o próprio Hirschmann queria prosseguir com o reconhecimento desse torneio olímpico como o campeonato mundial de futebol amador. O congresso da então FIFA, entidade já consolidada, aprovou a iniciativa, contudo a Primeira Guerra Mundial impediu que se realizassem esses torneios. Depois de disputas políticas, assume como como Presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, que uma das posições era de não mais reconhecer o torneio olímpico como o campeonato mundial de futebol amador, lutando para a criação de uma nova competição.
É nesse momento de crise mundial pós primeira guerra que inicia-se a história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA em 1930. Durante um congresso da entidade, Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. É nesse momento que temos a primeira Copa do Mundo de Futebol FIFA, que ocorreu em 1930, disputada no Uruguai, em Montevidéu. Apenas treze seleções participaram, e destas tivemos quatro países europeu, sendo representados por Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. No norte do continente Americano tivemos Estados Unidos e México e os Sul Americanos dominaram a competição com Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia e Peru.
A final foi feita por Argentina e Uruguai com a famosa Celeste Olímpica, como ficou conhecida a seleção uruguaia após as conquistas das olimpíadas de 1924 e 1928 e dona de casa. A final aconteceu em 30 de julho, no Estádio Centenário, que foi construído exclusivamente para o mundial. O Uruguai abriu o placar, a Argentina marcou duas vezes no primeiro tempo. No segundo tempo o Uruguai voltou muito bem para o segundo tempo e virou a partida para 4 a 2, conquistando a primeira Copa do Mundo da história.
A história estaria marcada para sempre. A primeira Copa do Mundo aconteceu em solo Sul Americano, a primeira campeã foi o Uruguai, e desse ponto em diante os Sul Americanos aprenderam o futebol e dominaram o esporte. Anos depois teríamos a oportunidade de ver seleções como a do Brasil de 1970: um raro espetáculo de futebol.