Uma das principais ferramentas de um partido operário é a sua imprensa. Os partidos comunistas sempre foram conhecidos por suas publicações, seja jornais, panfletos, boletins, revistas — enfim, tudo e qualquer coisa que possa transmitir aos trabalhadores os princípios do marxismo.
O Partido da Causa Operária (PCO), defendendo o marxismo e reivindicando para si o legado dos grandes revolucionários, surgiu de seu jornal, o Jornal Causa Operária (JCO). Com mais de 40 anos de tradição, tornou-se o mais antigo de toda a esquerda, mantendo sua absoluta frequência acima de qualquer coisa. Entretanto, com o crescimento do Partido, viu-se a necessidade de elevar a imprensa partidária a outro patamar, algo imprescindível para que o PCO torne-se, cada vez mais, um partido revolucionário de massas.
Nesse sentido, em agosto deste ano, o JCO passou por uma transformação revolucionária: após ser reduzido de tamanho, passou a custar singelo um real, mais barato que um café em qualquer padaria! Dessa maneira, qualquer pessoa pode adquirir um exemplar para si, uma operação que visa a popularizar a publicação e, com isso, espalhá-la por toda a classe operária brasileira. Um passo fundamental para levar sua política às massas.
Todavia, em decorrência de uma questão material – para baratear o jornal, é preciso reduzi-lo -, a consagrada publicação perdeu parte de seu conteúdo, tornando-se mais simples e limitando-se a analisar apenas os assuntos mais importantes da situação política. Surgiu, então, outra tarefa: como desenvolver a política marxista à luz dos acontecimentos do presente de maneira mais aprofundada? Seria necessário mais folhas, mais espaço, algo que não entra nos moldes atuais do Jornal Causa Operária. Surgiu, então, mais uma empreitada revolucionária: o Dossiê Causa Operária.
Uma empreitada revolucionária
Com mais de 30 páginas, a mais nova publicação do Partido da Causa Operária, que será quinzenal, tem como objetivo principal o texto, ou seja, a análise política. Trata-se de um Dossiê (em formato de jornal) que servirá para suprir o que o novo JCO não consegue, aprofundando a discussão acerca dos mais variados temas sempre com base nos princípios políticos do marxismo.
O lançamento, um evento de extrema importância para a história do Partido e, consequentemente, para a luta dos oprimidos no Brasil e no mundo, acontecerá hoje (19). Militantes de várias regiões do Brasil, em especial do Sudeste e do Sul, viajaram para comparecer à ocasião, que será realizada em São Paulo, capital, no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP, Rua Serranos, 90), a partir das 19h.
Além disso, o evento, previsto para começar logo após a Análise Política da Semana, consistirá em um conjunto de palestras feitas pelos membros do corpo editorial da publicação, bem como da Direção Nacional do Partido. Os temas tratados serão diversos, mas com um foco especial na questão da imprensa operária. O presidente Nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, estará presente.
Em seguida, ocorrerá um coquetel no Bar Jacobinos (também no CCBP), uma atividade descontraída para que os presentes possam comemorar ainda mais um capítulo decisivo na história da luta pela revolução no Brasil.
Aos que não puderem comparecer presencialmente ao lançamento em questão, não se preocupem! A Causa Operária TV transmitirá o evento em sua totalidade por meio de seu canal no YouTube, dessa maneira, pessoas do Brasil – e do mundo – inteiro poderão acompanhar o evento, reunindo-se com demais companheiros para celebrar ainda mais uma conquista do Partido da Causa Operária.
Uma arma política
Ao longo de toda a história do movimento comunista, um dos principais entraves à construção de um partido revolucionário e, logo, à revolução, é justamente o revisionismo da doutrina marxista. Os inimigos da revolução concentraram boa parte de seus esforços em difamar e deturpar ao máximo os princípios da luta revolucionária, utilizando ora a imprensa burguesa, ora por meio de suas próprias publicações. Não é à toa que a esmagadora maioria das obras dos grandes revolucionários da história – Marx, Engels, Lênin e Trótski – consistem em polêmicas, procurando combater e enterrar de vez o oportunismo político.
Tais investidas continuam nos dias de hoje, a contrarrevolução não foi derrotada. Portanto, é imprescindível que um partido como o PCO tenha um posicionamento político claro e completo acerca dos mais variados temas possíveis, pois trata-se de uma forma de combater as ideologias reacionárias que tentam infestar a luta dos trabalhadores. O Dossiê Causa Operária vai nesse sentido, representa uma arma poderosíssima que serve, antes de qualquer coisa, para educar politicamente os quadros do Partido.
Ademais, a publicação, que será vendida a R$35,00, também é ainda mais uma forma de financiamento da atividade revolucionária do PCO. Uma vez que o Partido, justamente por seus princípios marxistas, se sustenta sobre o apoio que recebe de seus simpatizantes que, por sua vez, receberão em troca o resultado de décadas de desenvolvimento político, um Dossiê que promete interessar até os mais avessos à política da esquerda como um todo. Finalmente, é seu dever, leitor, enquanto apoiador da luta revolucionária da classe operária, divulgar e financiar a mais nova iniciativa do Partido da Causa Operária. Para adquirir um exemplar próprio, basta entrar em contato com a Secretaria de Organização do Partido por meio do número (11) 99741-0436, ou com qualquer militante em qualquer região do Brasil. Não perca tempo! Contribua agora mesmo e se torne um elemento cada vez mais consciente na sociedade, alguém que possa levar adiante a luta consequente em prol da revolução socialista por meio da formação política oferecida pelo PCO.