Acabou a fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. A nostalgia já toma conta dos torcedores, pois agora teremos apenas dois jogos por dia e também as pausas entre as chaves, onde não teremos jogos. Faltavam para fechar os confrontos das oitavas os jogos do Grupo G e H.
Os jogos do grupo H iniciaram às 12h, horário de Brasília, com Portugal contra Coréia do Sul e Uruguai contra Gana. Portugal iniciou a rodada classificada e todas as outras posições em aberto. No jogo de Portugal e Coréia, mesmo Portugal jogando com um time misto, o primeiro gol saiu cedo. Aos 5 minutos em um lance de velocidade pela direita a bola é cruzada rasteiro dentro da área e o atacante Ricardo Horta abre o placar. Tudo indicava que viria goleada ou um jogo fácil para os portugueses. Aos 26 minutos ainda do primeiro tempo em um escanteio, a bola sobra de área e Kim Young-Gwon empata o placar. Aos 29 Portugal tenta uma reação mas Cristiano Ronaldo perde um gol feito com uma boa defesa de Kim Seung-Gyu. No segundo tempo tivemos alguns lances interessantes, porém a partida parecia acabar em empate. Escanteio para a Portugal aos 45 do segundo tempo, a zaga da Coréia tira a bola e que cai nos pés de Sung que dispara pela direita atravessando todo o campo até deixar a bola livre para Hwang Hee-Chan virar a partida para a Coréia. Neste momento os Uruguaios iniciavam um choro de volta pra casa. A Coréia vence Portugal e é vice-líder do grupo H.
O jogo de Uruguai e Gana, iniciou com toda demonstração de um jogo difícil. Aos 15 minutos do primeiro tempo a bola sobra para Kudus que joga a bola na frente e sofre pênalti do goleiro uruguaio Rochet. A cobrança do jogador camisa 10 de Gana André Ayew é totalmente desastrosa e fácil para o goleiro uruguaio. A partir do pênalti o Uruguai controlou mais a partida e aos 22 minutos Gana tira uma bola em cima da linha. Não demoraria muito para que Suárez recebesse uma bola dentro da área, chutasse em gol e no rebote o jogador do flamengo Arrascaeta abrisee o placar. O Uruguai neste momento ainda era o segundo do grupo. Um amigo ajuda o outro ajuda também. Aos 31 minutos Suárez em bola por cima manda pra Arrascaeta que de primeira faz o segundo do Uruguai. Gana tem algumas oportunidades no jogo, mas o Uruguai teve as melhores chances do segundo tempo. O desespero acontece com o gol da Coréia para cima dos Portugueses. O resultado eliminou o Uruguai das oitavas de final e o grupo ficou: Portugal com 6 pontos em primeiro e Coréia do Sul com 4 pontos em segundo.
A rodada do grupo G, às 16h, era a mais esperada para os Brasileiros. Brasil contra Camarões e Sérvia contra Suíça. O jogo foi aberto como era de se esperar, pois só a vitória interessava. O início com bastante lances perigosos para ambas equipes, mas é a Suíça que abre o placar aos 19 minutos do primeiro tempo com Shaqiri. A Sérvia logo se movimenta e responde aos 25 com um gol de cabeça do centroavante Mitrovic. Não precisaria mais que 10 minutos para a Sérvia virar o placar com Vlahovic, em um erro fundamental da equipe Suíça. O jogo foi intenso no primeiro e Embolo empata a partida e logo após Freuler vira para a Suíça. No segundo tempo nenhuma das equipes conseguiram marcar gols e a Sérvia fechou sua participação na copa do mundo com uma derrota para o time suiço.
O Brasil enfrentou Camarões com o time reserva e sem entrosamento. Momento para Tite testar os meninos. Mesmo assim o time mostrou um bom futebol, com articulações pelas laterais e Daniel Alves – o tão criticado – fazendo uma grande partida. No primeiro tempo, o Brasil explorou bastante as laterais com Anthony pela direita e Martinelli, fazendo uma grande partida, pela esquerda. No segundo tempo Tite fez algumas modificações com a entrada de Raphinha no lugar de Antony, Pedro no lugar de Gabriel Jesus e Everton Ribeiro no lugar de Rodrigo. Por todo o jogo a iniciativa de gols foi da seleção brasileira que errava muito na finalização. Foram mais de 20 finalizações contra Camarões no jogo. Porém aos 46 do segundo tempo, em um falha da zaga brasileira, Aboubakar cabeceia sozinho contra o gol e faz o seu gol. Após o gol ainda houve muita pressão da nossa seleção contudo a derrota aconteceu, também devido a grandes defesas do goleiro camaronês Epassy.
De nenhuma maneira o resultado expressa o jogo. Contudo, a seleção ainda terminou em primeiro do grupo e a Suíça em segundo.
As oitavas de finais da Copa do Mundo do Catar são: 1) Holandas x Eua, sábado 12h; 2) Argentina x Austrália, sábado 16h; 3) Inglaterra x Senegal, domingo 16h; 4) França x Polônia, domingo 12h; 5) Japão x Croácia, segunda-feira 12h; 6) Brasil x Coréia do Sul, segunda-feira 16h; 7) Marrocos x Espanha, terça-feira, 12h; 8) Portugal x Suiça, terça-feira 16h.
Das 32 seleções, 16 já foram para a casa sendo elas Alemanha, Bélgica e Uruguai.
Hoje iniciam as oitavas de final: o famoso mata-mata. Quem perder é hotel e aeroporto. Segunda-feira estaremos todos reunidos no CCBP para mais um jogo da seleção e confraternização.