O Autêntico Partido Liberal Radical (PLRA) do Paraguai apresentou hoje a documentação necessária para solicitar o julgamento político do presidente do país, Mario Abdo Benítez, por mau desempenho de suas funções.
Em entrevista coletiva, o deputado do PLRA, Celso Kennedy, deu detalhes sobre o documento, que será submetido à apreciação de outras forças políticas para aprovação, e deverá ser apresentado oficialmente nesta quarta-feira.
No entanto, o Legislador não adiantou as especificidades do conteúdo do pedido, aguardando modificações em decorrência do consenso necessário à condução do processo.
O pedido de julgamento também é dirigido ao vice-presidente do país, Hugo Velázquez, sob as mesmas acusações do presidente.
No entanto, é necessário consenso também para apoiar a apresentação da candidatura, que ainda necessita de cerca de quinze votos para avançar como iniciativa legislativa.
Quase 40 deputados o apoiam, mas para torná-lo efetivo é necessário o apoio do setor do Partido Colorado, que responde ao ex-presidente Horacio Cartes (2013-2018), com mais legisladores em funções que os de Honor Colorado, o movimento de Abdo Benítez.
A proposta é a resposta da oposição à crise social que o país atravessa há mais de uma semana, quando as ruas da capital e outras grandes cidades foram ocupadas por milhares de pessoas exigindo a renúncia do governo.
À pressão social e à oposição política, o executivo reagiu com mudanças de gabinete, consideradas insuficientes pelos manifestantes, que o acusam de corrupção e má gestão da crise sanitária provocada pela Covid-19.
O senador pelo PLRA Fernando Silva Facetti justificou o descontentamento popular com base ‘… no cansaço do povo, na desilusão pela falta de soluções, apesar das ferramentas orçamentais milionárias que o Congresso sempre proporcionou”.