Nesta quinta feira (23) o presidente venezuelano Nicolás Maduro, fez seu discurso via internet na 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Maduro diz que a Venezuela e o povo venezuelano sofre muito com o bloqueio econômico imposto pelo imperialismo norte americano e as campanhas da imprensa contra o país. Há dificuldades para fazer todo tipo de negócio comercial com o resto do mundo, em alguns casos chega a ser impossível aponta Maduro. “É uma perseguição financeira, econômica, energética sistemática. Cruel e criminal contra o país e o povo venezuelano”.
Maduro reafirmou seu apoio, solidariedade e colaboração com o povo cubano e também exigiu o fim do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e Países Europeus contra a Ilha caribenha. Durante seu discurso, o presidente da Venezuela, citou uma visita da ONU na Venezuela este ano e pediu para que os outros países respeitem o relatório feito pelas Nações Unidas, que recomenda por um fim ao bloqueio econômico imposto ao país e ao povo venezuelano. “Para que se respeite a liberdade da Venezuela, a liberdade econômica, a garantia comercial, financeira e os direitos plenos de um país soberano pertencentes a Organização das Nações Unidas”, esclarece Maduro.
Além da questão econômica, Nicolás Maduro, falou sobre as próximas eleições no país e como tudo está sendo organizado e também citou avanços da Venezuela em tecnologia – apesar de todo o bloqueio – e a parceria com outros países para evitar golpes de estado no país e tentativas de seu próprio assassinato pelo imperialismo. E finalizou falando sobre a questão climática mundial, apontando situações catastróficas ao redor do mundo, enchentes, queimadas e etc. “A Venezuela se levanta em busca de um novo mundo” concluiu Maduro.