Nesta última quarta-feira (24), Renato Farac, membro da Direção Nacional do Partido da Causa Operária, publicou, em sua conta no Twitter, uma denúncia contra o avanço de garimpeiros sobre terras indígenas do povo Mura, no estado do Amazonas.
Desde o golpe de 2016, a quantidade de operações de desocupação e de ataques contra terras indígenas têm aumentado exponencialmente. Principalmente após a eleição de Bolsonaro e o avanço da extrema direita no País, a violência contra o povo indígena passou a ser política primordial do governo, tornando investidas como essa cada vez mais frequentes.
É preciso criar um programa de luta real dos povos indígenas contra a extrema-direita e a burguesia que, por vias sanguinolentas, farão de tudo para garantir a vitória do agronegócio sobre as terras demarcadas.
Essenciais para este combate, é preciso fomentar a criação de comitês de autodefesa, visando armar a população indígena do país contra os grileiros, os jagunços, os garimpeiros e, finalmente, todo o aparato de repressão da burguesia.