Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Artigo

Às ruas contra o criminoso aumento da passagem

Prefeitura de São Paulo propoe aumento do preço da tarifa de ônibus para R $5,10 em 2022.

4d5cd97d ea99 4337 854c b6ab8a73292b

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e os técnicos da SPTrans sugeriram ao prefeito Ricardo Nunes, que deverá anunciar nos próximos dias, um reajuste do valor da tarifa de ônibus de R $4,40 para R $5,10.

Segundo informado, o reajuste seria para recompor os preços da inflação dos últimos dois anos, isso quando se sabe que o salário mínimo tem tido um aumento abaixo da inflação já há muito tempo. Ou seja, recompõe-se o  valor do lucro das empresas de transporte urbano, o qual deveria ser de fato público e custeado pelo estado em prol da população, mas não se recompõe o valor que custeia a vida da esmagadora maioria da população.

Caso o aumento das tarifas seja mesmo aprovado serão quase 500 reais por mês tirados do bolso do trabalhador só para pagar pelo seu direito de ir e vir, praticamente a metade de todo salário minímo. Andréa Compri, superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, apresentou dados sobre queda de usuários para justificar a proposta.Ela argumenta que houve  uma queda de 8,9% na frota de ônibus em circulação na cidade durante a pandemia do novo coronavírus. Essa justificativa expõe a monstruosidade que são as empresas de ônibus que controlam o transporte no município, as quais tiveram a cara de pau de retirar veículos de circulação durante a pandemia causando inevitavelmente aglomerações nos veículos restantes , tudo isso para que seus sagrados lucros não fossem afetados.É bom lembrarmos o número de mortes por covid 19 entre os motoristas e cobradores de ônibus na cidade de São Paulo que foi um dos mais expressivos ,chegando a categoria a ser considerada uma das mais expostas ao vírus com chance 3x maior de se contaminar quando comparada a outros trabalhadores.

É inaceitável esse abuso com uma população que já amarga a maior miséria da história desse país e que é obrigada a pagar preços já exorbitantes por um transporte urbano de péssima qualidade, com lotações inenarráveis e falhas constantes de funcionamento.  

Por mais esse ataque aos direitos dos trabalhadores é preciso se organizar , se mobilizar e reivindicar nas ruas a reestatização do sistema de transportes públicos e o passe livre nos transportes públicos para toda população , custeado pelo estado. 

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.