Superior Tribunal de Justiça decidiu manter a investigação do assassinato político da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) sob responsabilidade do estado do Rio de Janeiro. A defesa dos acusados pela morte da vereadora psolista havia solicitado, em setembro de 2019, que a Polícia Federal assumisse as investigações do homicídio. Já a família da ex-vereadora temia que a federalização do caso permitisse a interferência de Bolsonaro na investigação.
Pelo Twitter, a irmã de Marielle, Anielle Franco, declarou: “Vou até refazer o tt: ambos os advogados dos possíveis executores querem e pedem a federalização do caso da minha irmã! Querem que eu desenhe agora?”
Na mesma rede social, o Instituto Marielle Franco comentou o caso com uma postagem: “VITÓRIA! Por 5×0 no STJ a federalização do caso Marielle e Anderson já está NEGADA! Foram mais de 150 mil pessoas e mais de 200 organizações da sociedade civil assinando contra a federalização, e inundamos as redes com a hashtag #FederalizaçãoNão
Não temos como agradecer o apoio!”