Na capital do estado de Pernambuco, Recife, a direita golpista quer impor uma multa à população que desrespeitar os assentos destinados aos idosos, gestantes, pessoas com criança de colo, ou com deficiência, no transporte público da cidade. O valor da multa pode chegar até a R$ 100. O projeto de lei é de autoria da vereador Michele Collins do PP, líder da bancada evangélica da cidade. A proposta foi sancionada pelo prefeito do município, Geraldo Julio, do PSB.
Trata-se de mais um ataque à população trabalhadora que sofre todos os dias com os ônibus precários, sucateados. O transporte público no país está nas mãos de verdadeiros mafiosos, estes cobram preços absurdos dos trabalhadores, sucateiam o transporte, tudo em nome do lucro. Os capitalistas, no entanto, não sofrem qualquer punição por conta disso, pelo contrário, são beneficiados pelas prefeituras por meio do controle do transporte.
A população, todavia, além de ter que conviver, todos os dias com a precariedade do sistema, agora será obrigada a pagar multa caso desrespeite os assentos especiais. É preciso deixar claro que tal fato é comum devido à superlotação do transporte, é mais um meio para que os capitalistas roubem o dinheiro do trabalhador.
É preciso mobilizar a população contra a imposição de multas por parte dos governos. No caso do transporte é necessário defender a estatização do serviço e o colocar sob controle dos próprios trabalhadores.