Após dois meses do vazamento de petróleo no Oceano Atlântico, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), informaram nesta sexta-feira (1), que o óleo (petróleo) vazado no Oceano Atlântico, poderá atingir o sudeste brasileiro, alcançando os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. O oceanógrafo líder do grupo de pesquisas, Ronald Souza, sustenta essa tese por conferir através de alguns satélites, que no oceano aberto há grande quantidade da substância derramada, e assim, o material, provavelmente, deverá se deslocar pela costa brasileira até o sudeste.
O órgão foi acionado pelo comitê de crise do governo federal, que até agora tratou com descaso esse gigantesco desastre natural, para detectar qualquer movimentação e encontrar rotas que levem a origem do óleo.
É preciso dizer que, além de levar até 63 cidades e 9 Estados do Nordeste, o Ministério do Meio Ambiente golpista ainda tratou com descaso nos primeiros dias a população afetada. As ordens, é claro, vieram do presidente Bolsonaro, que, alguns dias atrás acusou a Venezuela por algo que não é de sua responsabilidade. Para o povo, as ações irrisórias do governo, como fornecer tonéis, baldes e carriolas para recolher o óleo das praias, foram um completo desrespeito!
E é claro, não conseguir vender os peixes cheio de óleo, arrasou a renda dos trabalhadores. Mas Bolsonaro não se preocupou muito com os pescadores. Esta ação é mais um capítulo do desastre do governo fascista, com a política neoliberal que destrói o meio ambiente brasileiro em diversas frentes.