Na última quinta-feira (4), um caminhão-tanque que levava combustível para abastecer três helicópteros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foi incendiado no município de Espigão do Oeste, em Rondônia. Não houve feridos.
Segundo a Polícia Federal, o incêndio teria sido causado por “batedores”, – pessoas que trabalham para madeireiros atuantes na região. Isto é, tudo indica que os responsáveis pelo incêndio tenham sido os funcionários dos latifundiários e coronéis que controlam o estado de Rondônia.
O ataque dos latifundiários a um carro do Ibama não seria uma mera coincidência. Afinal, há vários conflitos entre os latifundiários e o instituto na região. Os madeireiros querem explorar livremente toda a madeira e demais riquezas da região, o que entra em contradição com os interesses do Ibama.
O presidente ilegítimo Jair Bolsonaro já havia ordenado que uma operação do Ibama na região fosse cancelada, de modo a favorecer latifundiários e grileiros. A sabotagem ao Ibama na região é de interesse claro de Bolsonaro e de seu ministro do Meio Ambiente, o fascistoide Ricardo Salles, que é um capacho do imperialismo e quer liquidar todo o patrimônio nacional que estiver a seu alcance.