O presidente cubano Miguel Díaz-Canel entregou a Medalha da Amizade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em cerimônia realizada no Palácio da Revolução, em Havana.
A homenagem foi recebida por Nivia Regina da Silva e Marcelo Durão, coordenadores da brigada do MST que atua em Cuba.
Fernando González Llort, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, destacou a relação mantida há décadas entre o movimento brasileiro e o país.
“Hoje não estamos apenas entregando duas medalhas; hoje abraçamos dois irmãos, dois combatentes”, declarou.
Nivia Regina afirmou que a homenagem pertence aos militantes e camponeses que participaram das diferentes campanhas de solidariedade promovidas pelo MST.
Ao longo dos últimos anos, jovens provenientes de assentamentos brasileiros estudaram em Cuba. Parte deles passou pela Escola Latino-Americana de Medicina, criada para formar médicos oriundos principalmente de países pobres.
O MST também participou da campanha Ajude Cuba, responsável pelo envio de mais de 7,6 toneladas de medicamentos e materiais médicos.
Brigadas organizadas pelo movimento trabalham ainda em áreas rurais cubanas, principalmente em atividades ligadas à produção agrícola.
Essas iniciativas ganharam importância diante do bloqueio imposto pelo imperialismo norte-americano, que dificulta a compra de medicamentos, combustível, equipamentos e outros produtos necessários à população cubana.





