Diante da crise do regime golpista e do caráter extremamente impopular da direita, está extremamente difícil para burguesia escolher um candidato. Isso fica claramente demonstrado com a enorme quantidade de candidatos da direita, e também das diversas tentativas que não deram certo, como Luciano Huck e Joaquim Barbosa, por exemplo.
O tradicional partido da burguesia golpista, o PSDB, estava cogitando em lançar o antigo governador do Estado de São Paulo e o anteriormente candidato, Geraldo Alckmin. Entretanto, nas pesquisas o tucano não para de cair. E fica explícito que trata-se de um personagem extremamente impopular. As lideranças do PSDB estão lhe cobrando uma campanha mais eficiente e está sendo pressionado, porém estão percebendo que provavelmente isso não dará em nada.
Por isso, os jornais golpistas já começaram a fazer campanha pelo Ciro Gomes. A candidatura de Gomes vem sendo estimulada pelos golpistas desde o início. Estão procurando apresentá-lo como um político de esquerda e que seria a única alternativa diante da prisão do Lula, o principal candidato que estão tentando esconder.
Os jornais golpistas estão já dizendo que enquanto Alckmin cai, Ciro está subindo nas pesquisas (pesquisas essas que estão sendo realizadas sem a opção Lula, claro). Isso indica que possivelmente se as coisas desandarem muito para um candidato do PSDB ou outro partido tradicional da burguesia, Ciro Gomes será a alternativa primordial dos golpistas – já que também se trata de um homem de confiança deles.