Quarta-feira (3) completou uma semana de intensos protestos nos EUA. Diante do assassinato covarde e a sangue-frio de um trabalhador negro em uma abordagem policial injustificada, a população de Minneapolis, cidade do ocorrido, saiu às ruas em peso dando início a uma verdadeira onda de protestos insurgentes no país inteiro. Diante do panorama, o presidente estadunidense, Donald Trump mostrou a real face da dita maior democracia do mundo: uma brutal ditadura.
O presidente pôs contra os manifestantes todas as forças repressivas do Estado, exército inclusive. Nas suas redes sociais, o presidente chegou a declarar que “Os Estados Unidos da América vão designar a Antifa como uma organização terrorista“. No jargão popular, antifa é aquele que luta contra o fascismo, é uma abreviação da palavra “antifascista”. A tal organização Antifa a qual se refere não existe, e não passa de uma bode expiatório para atacar os manifestantes e as organizações de esquerda. Para Trump, o devido tratamento para com sua população é tratá-la como terrorista.
O regime de Trump toma ares nitidamente fascistas. A imprensa norte-americana chegou a relatar que segunda-feira (1) o presidente, para poder posar para uma foto, bombardeou, com gás lacrimogênio e balas de borracha, um protesto pacato que ocorria em frente a Casa Branca. Trump queria sair de seus aposentos na casa branca, atravessar a Praça Lafayette, a rua e posar para uma foto segurando a Bíblia em frente a Igreja Episcopal de São João. Para fazer esse pequeno e rápido percurso, o policia teve que agredir os manifestantes violentamente. Nos meios de comunicação da Casa Branca, vídeos editados como se fosse um passeio tranquilo. A foto trouxe-lhe o apoio da igreja evangélica que declarou “Ele veste a armadura de Deus”.
Trump está preparando o endurecimento do regime equipando cada vez mais as forças repressivas do Estado para atuarem contra a população negra e a trabalhadora, enquanto faz uma propaganda religiosa para apelar às milícias dos grupos supremacistas brancos que estão se formando.