Relato de Celio Turino
“GOLPE DE ESTADO NA BOLÍVIA!
Está muito pior que o noticiado. Estão perseguindo indígenas, lideranças populares e jornalistas nas ruas, ateando fogo em suas casas. O Golpe tem caráter militar, fundamentalista religioso e racista. Acabo de falar com companheiro em El Alto, de uma rádio local, que está sendo perseguido neste momento. Vai acontecer um massacre na Bolívia. Os golpistas entraram no palácio presidencial com uma cruz e arrancaram uma imagem da Pachamama, em ódio à Mãe Terra. Evangélicos radicais tiveram papel preponderante no Golpe, cujo líder está envolvido com empresas off shore (escândalo Panamá Papers). Toda solidariedade ao povo boliviano!
Acrescento última declaração de Evo Morales, que renunciou, junto com o vice, Álvaro Linera, na tentativa de evitar um banho de sangue:
“Mi pedido al pueblo boliviano es garantizar la convivencia pacífica y acabar con la violencia para el bien de todas y todos. No podemos estar enfrentados entre hermanos bolivianos.” Evo Morales
Pelas informações que estou recebendo parece que o golpistas vieram para exterminar e perseguir indígenas e lideranças populares, tanto que os ataques continuam mesmo com a renúncia de Evo.”