As manifestações deixaram duas coisas bem claras:
1) – Ninguém quer direita golpista e esquerdistas de direita nos atos. A direita, porque são os algozes do povo. Linha de suporte de Bolsonaro no Congresso e apoiadores de toda política econômica promovida por Guedes na destruição do Brasil. Prova disso foram as vaias levadas pelos representantes da classe golpista que botou o presidente ilegítimo no poder e colocou Lula na cadeia, como Ciro Gomes, Paulinho da Força e o representante do PSDB que foi jogado para o sacrifício pelo seu chefe, Doria, o “Vacinador Identitário”. Quem esteve presente testemunhou que o deleite dos presentes foi avassalador ao poder botar pra fora a indignação e a fúria contra os responsáveis pela nossa miséria enquanto povo. Foram vaias e palavras impublicáveis que lavaram a alma de muitos. Foi um momento histórico dos mais gratificantes.
2) – Todos os manifestantes querem Lula presidente. As palavras de ordem preponderantes de cima abaixo foram essas: “Olê Olê Olê Olá, Lula Lula” e “Lula, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Lula é praticamente uma unanimidade porque é a expressão do movimento. Lula é a personificação da esperança de dias melhores para o povo brasileiro.
A expressão inequívoca de que o voto em Lula é o anseio da quase totalidade da base militante da esquerda está contida na pesquisa realizada pela USP junto aos manifestantes na Avenida Paulista e divulgada pela imprensa progressista, e também pela direita, nos dias seguintes aos atos de 02/10. 80%, segundo tal pesquisa, declararam voto em Lula nas eleições de 2022. Esse percentual é, inclusive, conservador. Dizer que Lula não é o principal candidato dos manifestantes seria como se, num ato de extrema-direita, alguém quisesse que a maioria fosse “Moro 2022”, o que jamais iria acontecer, porque a expressão máxima da extrema-direita é o Bolsonaro. Assim como Lula é a expressão máxima da esquerda. Por isso é preciso escancarar os atos como atos do Lula, atos por Lula presidente.
Além disso, Lula representa o permanente enfraquecimento e o crescente aprofundamento da crise no centro do poder golpista após o golpe de estado instituído em 2016 ter devastado o Brasil. As manobras para evitar que Lula participe das manifestações estão cada vez mais sob pressão e encontrando mais e mais oposição das bases, o que obriga os organizadores aos mais escabrosos subterfúgios. E a presença e o destaque do PCO nos atos tem ajudado a colocar fogo nessa panela de pressão.
É natural que para o manifestante de esquerda Lula seja a palavra de ordem dominante. Não importa que a organização dos atos tenha tentado conter os presentes em favor dos golpistas que tiveram a cara de pau de subir no carro de som pra pegar no microfone. E foram muitos os subterfúgios e o dinheiro despendido com seguranças pra conter os manifestantes e direcionar o andamento conforme os intentos dos organizadores. Felizmente tal não teve êxito.
Cresce também dentre os manifestantes e dentre a base da esquerda o desejo de que Lula esteja presente nas manifestações o quanto antes. Por que não tem sentido a organização e as lideranças da esquerda Frente-Amplista quererem impor nas manifestações, golpistas como Ciro Gomes, Paulinho da “Farsa” ou mesmo Dória com o seu odiado e excomungado PSDB. Além de figuras execráveis, como o estelionato eleitoral de maior destaque, Tabata Amaral. Urge que Lula esteja presente nas manifestações. Urge que sua força e popularidade política esteja comandando os atos. É o clamor que já se torna evidente dentre os manifestantes.
O PT precisa nesse momento adotar uma posição oposta a que vem tomando até o momento. O anseio da base por Lula nas manifestações cresce a olhos vistos. Não se pode considerar a eleição como já vitoriosa se no passado tivemos exemplos claros de que pesquisas que apontavam Lula como imbatível não garantiram sua eleição, pois foram, ou fraudadas ou modificadas com o uso de campanhas das mais vis e mentirosas na mídia golpista e cachoeiras de dinheiro derramados pela direita que sempre comandou as eleições.
O manifestante de esquerda não é bobo. E ele tem memória. Recorda muito bem que a desgraceira que estamos vivendo tem culpados. E esses culpados são o oposto de Lula. E os nomes desses culpados, que são muitos, são os mesmos que foram simbolicamente apedrejados dia 02/10, embora esses sejam do segundo escalão de golpistas. Os caciques ainda não tiveram tal ousadia.