Militantes e candidatos do Partido da Causa Operária (PCO) de vários estados estão organizando caravanas para o ato nacional Rui Presidente, marcado para domingo (27), às 11 horas, na Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, em São Paulo. Rui Costa Pimenta, candidato do PCO à Presidência, e Antônio Carlos Silva, candidato a vice, participarão da manifestação.
Segundo o PCO, estão previstas caravanas de Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas.
No Rio de Janeiro, Marcel destacou a importância de reunir a militância nacional em São Paulo.
“Dia 27 vai ser importante. A militância do Rio de Janeiro vai para São Paulo. É sempre bom quando o Partido está todo reunido nessas atividades. Agora é organizar e fazer uma boa convocação pelo Rui Presidente”, disse.
Em Brasília, Pedro contou que o trabalho está concentrado principalmente entre os jovens.
“Em Brasília, estamos agitando a juventude para comparecer em peso ao ato em São Paulo. Queremos levar jovens de toda a capital, com destaque para os companheiros do Cio das Artes, que prometem levar a cultura para a grande manifestação”, afirmou.
Em Pernambuco, o candidato Victor Assis relacionou a mobilização do dia 27 com o trabalho realizado pelo PCO durante a eleição em todo o País. Para o candidato pernambucano, a campanha conseguiu avançar apesar dos obstáculos enfrentados pelo PCO durante a eleição.
“A campanha tem sido muito vitoriosa apesar de toda a sabotagem contra o Partido. Isso se expressa no atraso do pagamento dos recursos, no fato de que a imprensa capitalista não dá tempo de televisão aos nossos candidatos e de que os candidatos não são chamados para os debates”, afirmou.
Victor também citou episódios em que organizações da esquerda deixaram candidatos do PCO fora de atividades eleitorais. Entre eles está o debate organizado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, do qual o candidato ao Governo, Bruno Pedreiro do PCO, denunciou ter sido excluído.
No Nordeste, Assis considera que a eleição permitiu ampliar a atuação do PCO e aproximar novas pessoas do Partido.
“Para o Nordeste, particularmente, essa campanha também tem sido muito importante para agrupar os companheiros do Partido, atrair novas pessoas e fazer com que a política do PCO vá às ruas e chegue à classe operária, para que as grandes questões possam ser discutidas”, disse.
Ele também relacionou esse trabalho à situação econômica dos trabalhadores e às críticas do PCO ao governo Lula.
“Há uma frustração crescente com o governo Lula. A campanha tem sido muito vitoriosa no Nordeste. Conseguimos lançar candidatos em seis estados, e a expectativa é que, indo para esse ato Rui Presidente, o Partido mostre sua força e sua unidade política”, afirmou.
Para Victor, a participação eleitoral do PCO tem um objetivo diferente daquele atribuído pelo Partido às organizações tradicionais.
“O PCO comparece às eleições para denunciar o regime político, mobilizar os trabalhadores e apresentar um programa próprio. É diferente dos partidos reformistas da esquerda pequeno-burguesa e dos partidos da burguesia, que transformam a eleição numa disputa por cargos”, declarou.
O ato acontece pouco mais de um mês depois do lançamento da chapa Rui Costa Pimenta e Antônio Carlos Silva, realizado em 8 de agosto, na Casa de Portugal, em São Paulo. O programa eleitoral do PCO inclui aumento emergencial de 50% dos salários, salário mínimo de pelo menos R$7.500,00, semana de 35 horas sem redução salarial, estatização do sistema financeiro, anulação das privatizações e expropriação do latifúndio.
A manifestação Rui Presidente será realizada no domingo (27), às 11 horas, na Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, em São Paulo.





