A França passou pelo Marrocos. A seleção europeia venceu por 2 a 0 nesta quinta-feira (9), em Boston, e se classificou para a semifinal da Copa do Mundo de 2026.
A classificação veio com gols no segundo tempo. Mbappé chegou perder um pênalti antes de marcar o primeiro gol francês. Dembélé fez o segundo e fechou o placar contra a melhor seleção africana da competição.
O resultado colocou a França na semifinal contra o vencedor de Espanha e Bélgica. A partida será disputada na terça-feira (14), às 16 horas.
A classificação, no entanto, não apaga o fato principal. A França chegou às quartas de final carregada pelo VAR. Contra o Paraguai, na fase anterior, a seleção francesa venceu por 1 a 0 com um pênalti marcado após revisão do vídeo. O árbitro não havia assinalado a falta em campo. O VAR chamou, o lance foi revisto, e Mbappé marcou o gol da vitória.
Foi assim que a França continuou na Copa. Não por uma grande partida. Não por uma superioridade esmagadora. Por uma intervenção do VAR em um jogo duro, no qual os paraguaios seguravam o 0 a 0 e incomodavam a seleção europeia.
Contra Marrocos, a França voltou a sofrer. A seleção africana havia eliminado o Canadá por 3 a 0 nos 16-avos de final e fez uma campanha impactante em uma Copa dominada pela propaganda em torno das seleções europeias e da Argentina de Messi.
A seleção marroquina já havia chegado longe na Copa do Catar, em 2022, e voltou a fazer uma campanha de destaque em 2026. Caiu diante da França, mas mostrou organização, força física e qualidade técnica.
A derrota do Marrocos também chama atenção pelo quadro da arbitragem. O árbitro da partida foi o argentino Facundo Tello. Nesta Copa, a Argentina foi beneficiada de maneira escandalosa por uma arbitragem francesa na vitória por 3 a 2 contra o Egito.
Naquela partida, o francês François Letexier fez o que quis. Anulou gol egípcio, ignorou pênalti em Salah na origem da virada argentina e ainda puniu o banco do Egito durante os protestos. A Argentina saiu classificada graças a uma das arbitragens mais escandalosas do torneio.
O caso de Mbappé também merece destaque. O atacante francês vem sendo tratado como um dos grandes jogadores do futebol mundial. A imprensa burguesa europeia trabalha para colocá-lo como sucessor natural de Messi e Cristiano Ronaldo. Mesmo assim, na hora decisiva, perdeu um pênalti contra Marrocos.
Não é o único. Lionel Messi, o jogador mais protegido da FIFA, já perdeu dois pênaltis nesta Copa. Mesmo assim, a Argentina continuou viva, carregada por decisões favoráveis e por uma cobertura feita para transformar qualquer tropeço em detalhe menor.





