Nesta segunda-feira (18), o jornal O Globo publicou um artigo informando sobre uma pesquisa feita pela própria imprensa junto aos institutos Ipsos-Ipec, afirmando que “um em cada quatro brasileiros torce também para equipes estrangeiras”.
“A pesquisa de torcidas O GLOBO/Ipsos-Ipec revela que 22% admitem torcer para um estrangeiro. É o equivalente a quase um a cada quatro brasileiros. Para se ter ideia do tamanho do grupo, o percentual é um pouco maior do que o dos que afirmaram — em outra pergunta — torcer para o Flamengo (21,2%).” — diz trecho do artigo.
A princípio, é preciso deixar claro que nenhuma pesquisa dos institutos da imprensa burguesa é confiável. Portanto, apesar de se mostrarem como algo real e incontestável, é sempre importante desconfiar, ainda mais quando vêm de órgãos como O Globo, imprensa venal e ligada diretamente aos interesses do imperialismo.
O texto do jornalão da burguesia admite, na sequência, que “a grande maioria dos que admitem simpatia pelos gringos também tem um clube nacional”. Segundo a pesquisa, aqueles que admitem única e exclusivamente torcer para times estrangeiros não chegam a 1% (0,9%).
“Entre os clubes mais citados, destaque para Real Madrid (9,1%) e Barcelona (6,6%), que historicamente lideram a preferência dos brasileiros por seus astros e por sempre disputarem os principais títulos. O PSG, atual campeão da Champions e que teve Neymar, Messi e Mbappé no passado recente, completa o pódio (2,4%).” — afirma o artigo de O Globo.
Ainda segundo os dados da pesquisa, o perfil dos torcedores de times estrangeiros é maior entre os homens, entre os mais jovens e entre pessoas com ensino médio ou superior, moradores de capitais ou cidades com mais de 500 mil habitantes. De acordo com o articulista, quanto maior a renda, maior também a chance de o cidadão acompanhar algum clube gringo.
A pesquisa também traz informações relacionadas a empresas varejistas esportivas, como a Centauro, por exemplo. O articulista tenta mostrar que os clubes europeus são os favoritos dos consumidores; no entanto, apresenta a venda de camisas do Real Madrid como sendo a 5ª mais vendida. Para a surpresa de absolutamente ninguém, segue atrás dos clubes brasileiros: Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo. PSG e Manchester City ocupam a 8ª e 9ª posição, atrás de Santos (6º), Vasco (7º) e, em décimo lugar, o Cruzeiro.
Não é de hoje a campanha intensa da imprensa imperialista que atua no Brasil, como O Globo, contra os times e jogadores de futebol brasileiros. Atuam descaradamente para diminuir nossos atletas e clubes em prol dos jogadores e times europeus. Há uma propaganda intensa dessa imprensa burguesa contra o futebol brasileiro em favor das ligas e clubes europeus.





