Na última semana, o Partido da Causa Operária (PCO) foi oficialmente convidado a integrar a nova Coalizão Global Contra a Ocupação da Palestina, iniciativa lançada em resposta ao genocídio perpetrado por “Israel” contra o povo palestino. A carta de convite, assinada pelo Comitê Preparativo da Coalizão, reconhece o PCO por seu histórico de defesa intransigente da causa palestina e seu papel decisivo na denúncia do sionismo.
Desde a Operação Dilúvio de Al-Aqsa, o PCO tem sido a principal organização na luta contra o Estado nazista de “Israel” e em defesa da resistência do povo palestino no Brasil. No dia 7 de outubro de 2023, o Partido, por meio de seu presidente nacional, Rui Costa Pimenta, declarou estar “1.000% com o Hamas”.
Desde então, organizou uma enorme campanha nacional em defesa da Palestina, publicando milhões de panfletos, cartazes, adesivos; produzindo camisetas, bandeiras, canecas e outros produtos estampados com as bandeiras dos grupos da resistência; realizou dezenas de eventos em defesa da Palestina; viajou para o Catar para se reunir com o birô político do Hamas, conversando com o mártir Ismail Hanié, líder do partido palestino na época; escreveu e publicou um livro contendo entrevistas exclusivas sobre o encontro; realizou, no dia 30 de junho, a maior manifestação em defesa da Palestina no Brasil; está organizando uma manifestação maior ainda para o dia 18 de novembro; e muito mais.
A Coalizão Global Contra a Ocupação da Palestina surge como uma rede internacional, reunindo organizações e personalidades comprometidas com a luta em defesa da Palestina, especialmente diante do genocídio que se intensificou após os eventos de 7 de outubro de 2023.
A proposta para o lançamento da Coalizão, que ocorrerá em 29 de novembro de 2024, em Istambul, busca unir esforços, assegurando espaço para as mais diversas vozes que se posicionam contra a opressão do imperialismo e o roubo das terras palestinas. Abaixo, segue a carta na íntegra.
Abaixo, você confere a carta na íntegra, obtida pelo Diário Causa Operária (DCO) com exclusividade:
Honrado(s) Senhor(es) do Partido da Causa Operária.
Assunto: Convite para participar do lançamento da Coalizão Global Contra a Ocupação da Palestina
O Comitê Preparatório para o lançamento da Coalizão Global Contra a Ocupação da Palestina estende seu mais cordial cumprimento e respeito, exaltando seus contínuos, concretos e eficazes esforços em apoiar a justa Causa Palestina e combater a ocupação em todas as suas formas.
Em meio à atual escalada sangrenta da guerra de extermínio que continua a assolar o território palestino, convidamos vocês a participar conosco do lançamento e construção da Coalizão Global Contra a Ocupação da Palestina, que ocorrerá na sexta-feira, 29 de novembro de 2024, na cidade de Istambul, Turquia. A Coalizão funcionará como uma rede de comunicação, integração e coordenação entre todos os órgãos, alianças e personalidades que a integram, promovendo autonomia e descentralização. Além disso, estabelecerá canais de comunicação e cooperação com todos aqueles ao redor do mundo que buscam eliminar a injustiça e alcançar a justiça para o povo palestino e sua causa, que sofre há mais de 70 anos.
Anexo a esta carta de convite, encontrarão:
- O documento sobre a ideia da Coalizão, que surgiu do Fórum de Diálogo Nacional Palestino, onde participou um grupo diverso e numeroso de diferentes organismos, congregações e personalidades palestinas, árabes e internacionais. A Conferência Popular para os Palestinos no Exterior organiza anualmente o Fórum de Diálogo Nacional Palestino como uma plataforma livre e aberta de diálogo para debater os temas mais importantes relacionados à Causa Palestina, entre comprometidos palestinos e de outras nacionalidades.
- Um documento preliminar para a fundação da Coalizão Global Contra a Ocupação da Palestina, para sua revisão e comentários, caso desejem.
Nós, do Comitê Preparatório, aguardamos sua gentil aceitação para unir-se e participar conosco do lançamento e construção da Coalizão mencionada, e a confirmação de sua presença na data de lançamento, em 29 de novembro do ano em curso, para que o Comitê possa organizar as questões logísticas e fornecer quaisquer outros materiais que necessitem no período restante.
Aceitem, por favor, nossa mais alta estima e consideração.
Comitê Preparatório para o lançamento da Coalizão