Na segunda-feira (5), o presidente Masoud Pezeshkian se comunicou por telefone com o presidente venezuelano Nicolás Maduro, afirmando a prontidão do Irã para expandir a cooperação total com o país latino-americano.
Pezeshkian enfatizou particularmente a prontidão da República Islâmica para aumentar a cooperação econômica e comercial com a Venezuela, bem como a prestação de serviços técnicos e de engenharia ao país.
Nesse contexto, ele ressaltou a necessidade de implementação completa e rápida dos acordos existentes entre os dois lados.
O presidente iraniano também parabenizou Maduro por sua vitória na recente eleição presidencial da Venezuela. Pezeshkian expressou solidariedade por parte do Irã com a nação venezuelana, condenando qualquer tipo de interferência estrangeira nos assuntos internos do país.
Maduro, por sua vez, enfatizou a prontidão de seu país para uma maior expansão da cooperação com a República Islâmica, afirmando: “Um avanço na cooperação [bilateral] constituirá um caminho para a obtenção de progresso, bem-estar e prosperidade para ambos os países”.