Nesta manhã, a TV Morena, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso do Sul invadiu a retomada Yvy Ajherê nos limites da Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, no município de Douradina.
Sem nenhuma autorização, a equipe invadiu a retomada e começou a tirar fotos e fazer filmagens da retomada e dos índios, mostrando seus rostos para os latifundiários e pistoleiros que estão nas proximidades da retomada e no município.
Claramente é uma forma de perseguir e ameaçar os índios que se encontram na retomada e os tornam alvo dos pistoleiros e da ação da criminosa polícia militar do estado comandado pelo tucano e amigo do Ministério dos Povos Indígenas, Eduardo Riedel.
A TV Morena atua claramente como um braço dos latifundiários e dos pistoleiros para ameaçar os índios, fazer campanha contra as retomadas e contra a demarcação das terras indígenas no estado.
É preciso expulsar a imprensa burguesa e latifundiária das retomadas porque vão manipular as imagens e, ainda, fornecer informações para a polícia e os latifundiários.