A guerra na Faixa de Gaza, iniciada em outubro de 2023, se expandiu para muitas frentes. O Hamas e a resistência palestina atuam em diversas frentes, principalmente em Gaza. O Hesbolá ataca “Israel” pelo Líbano. A resistência iraquiana e o Iêmen atacam à distância. Além disso, o Iêmen realiza um bloqueio marítimo no Mar Vermelho desde novembro de 2023. As principais operações da resistência no dia 15 de julho foram:
Operações das Brigadas al-Qassam (Hamas):
- Detonaram um míssil deixado por forças inimigas em dois tanques Merkava cercados por vários soldados do regime perto da rotatória 17, no bairro Tal al-Haua, ao sul da Cidade de Gaza.
Operações das Brigadas al-Quds (Jiade Islâmica Palestina):
- Alvejaram uma concentração de soldados israelenses e veículos militares na linha de abastecimento no eixo Netzarim com morteiros.
- Alvejaram uma concentração de soldados israelenses e jipes militares com uma rajada de morteiros calibre 60 ao redor da interseção Auadala, no meio do campo de Iabna, ao sul da Cidade de Rafa, no sul da Faixa de Gaza.
- Alvejaram um grupo de soldados israelenses dentro de um apartamento residencial na junção Auadala, no meio do campo de Iabna, ao sul da Cidade de Rafá, com um projétil TPG.
- Engajaram-se em intensos confrontos usando metralhadoras e mísseis antitanque com soldados israelenses no meio do campo de Iabna, na Cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza.
Operações das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa:
- Alvejaram uma concentração de forças israelenses que invadiam o campo de Iabna, ao norte da Cidade de Rafá, no sul da Faixa de Gaza, com uma rajada de morteiros.
- Engajaram-se em intensos confrontos com um grupo de forças israelenses que invadiam a cidade de Qabatia, ao sul de Jenin, na Cisjordânia ocupada, usando metralhadoras e dispositivos explosivos.
Operações do Hesbolá:
- Alvejaram soldados israelenses nas proximidades do Quartel de Pranit com mísseis.
- Alvejaram equipamentos de vigilância no local de Rahib com mísseis guiados.
- Alvejaram o local de al-Samaqa em Quifar Shuba, no Líbano, com projéteis de artilharia.
- Alvejaram o assentamento de Quiyate Chemona com dezenas de foguetes Falaq e Catiusha.
Operações militares do Iêmen:
- Alvejaram o navio “BENTLEY I” no Mar Vermelho com barcos drone, drones aéreos e mísseis balísticos.
- Alvejaram o petroleiro “CHIOS Lion” no Mar Vermelho com um drone naval.
- Em uma operação conjunta com a Resistência Islâmica no Iraque, alvejaram o navio porta-contêineres “Olvia” no Mar Mediterrâneo com uma rajada de drones.
Operações da resistência do Iraque:
- Lançaram uma rajada de drones e um míssil de cruzeiro avançado Arqab em direção a Haifa e Umm Al-Rashrash (Eilat) nos territórios palestinos ocupados.