Gimme Shelter, da banda britânica de rock The Rolling Stones, foi escrita em 1968 pelo guitarrista Keith Richards e por Mick Jagger. Na época, Richards estava passando pela fase mais sombria no que diz respeito a seu vício em álcool e drogas. A música, entretanto, fala sobre uma das “guerras mais idiotas” do mundo, conforme dito pelo próprio Jagger em uma entrevista, a Guerra do Vietnã.
A música procura capturar a ansiedade e a incerteza da época, refletindo a busca por abrigo (“gimme shelter“, ou “me dê abrigo”) em meio ao caos da guerra. Com a voz angustiada de Merry Clayton, a canção ganha ainda mais intensidade, simbolizando o clamor por paz e proteção em um mundo em conflito.
Apesar de ser sobre a Guerra no Vietnã, essa música se faz relevante até hoje, principalmente a partir do início de uma nova fase no conflito entre “Israel” e o povo palestino em 7 de outubro de 2023. O Vietnã foi assolado pelo imperialismo numa guerra que deixou marcas até hoje no país, uma guerra violenta com o uso desenfreado de torturas e bombardeios.
Hoje em dia, vemos esse padrão se repetindo novamente em Gaza: um massacre que assola o povo palestino que resiste bravamente, apoiado completamente pelo imperialismo norte-americano e europeu.