Nessa quinta-feira (14), o governo do Paraná decretou situação de emergência em saúde pública em decorrência da epidemia de dengue no estado. A decisão, tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi tomada devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas.
A pasta prevê que, com o estado de emergência decretado, haverá a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito da dengue. Além disso, a propaganda acerca de medidas para combater a doença também deve aumentar.
“Essa é uma medida preventiva, de caráter excepcional. O Estado tem realizado um grande esforço para reduzir o número de casos da doença, tanto em aporte financeiro como em apoio especializado aos municípios. O decreto permite reforçar essas ações, somando mais forças no combate à dengue”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O Paraná é mais um estado na longa lista de locais que já decretaram emergência por conta da dengue. Os casos não param de crescer em todo o País, entretanto, existem muitos óbitos que ainda estão em dúvida, algo que prejudica e muito a informação de que estágio está a epidemia de dengue no território nacional.