Nessa terça-feira (21), foi ao ar mais uma edição do Programa de Índio. Transmitido no YouTube pela Causa Operária TV (COTV), o programa apresenta notícias sobre a luta dos índios, bem como discute qual deve ser o direcionamento deste embate. Dessa vez, com o título PCO filia índios Guarani-Caiouá e impulsiona luta pela terra, o apresentador Renato Farac falou sobre a campanha do Partido da Causa Operária (PCO) junto aos índios no Mato Grosso do Sul.
Duas lideranças importantes do movimento dos índios no estado se filiaram ao PCO. São eles o cacique Leonardo, que estava preso de maneira arbitrária por lutar contra os latifundiários e que, agora, está em prisão domiciliar; e Josiel, também um índio Guarani-Caiouá. O cacique Leonardo teve um filho morto pelo latifúndio e, agora, precisa sustentar os netos que ficaram órfãos.
O programa girou em torno desse tema e da retomada da qual ambos fazem parte. Além disso, as duas lideranças dos índios também afirmaram que vão filiar mais de mil índios no PCO, um avanço importantíssimo para a luta dessa população no Mato Grosso do Sul.
O Programa de Índio vai ao ar todas as terça-feira com temas importantes em defesa da luta dos índios e dos sem terra em geral.