Nesta quarta-feira (22), o Ministério das Relações Exteriores do Catar publicou um comunicado oficial anunciando o sucesso do acordo de trégua temporária feito entre Israel e o Hamas. No documento, a pasta também fala sobre os detalhes do acordo, explicando quais serão os próximos passos.
Confira, abaixo, a declaração na íntegra traduzida por este Diário:
Declaração do Ministério das Relações Exteriores do Catar: O Estado do Catar anuncia a conquista de um acordo de trégua humanitária em Gaza
Doha – 22 de novembro de 2023
O Estado do Catar anuncia o sucesso dos esforços conjuntos de mediação com a República Árabe do Egito e os Estados Unidos da América entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que culminaram em um acordo para uma trégua humanitária. O início será anunciado dentro de 24 horas e continuará por quatro dias, sujeito a extensão.
O acordo inclui a troca de 50 mulheres e crianças civis prisioneiras na Faixa de Gaza na primeira fase, em troca da libertação de uma série de mulheres e crianças palestinas detidas em prisões israelenses, contanto que o número de libertados aumente nas futuras etapas de implementação do acordo.
A trégua também permitirá a entrada de um maior número de comboios humanitários e ajuda de socorro, incluindo combustível destinado a necessidades humanitárias.
O Estado do Catar afirma a continuação de seus esforços diplomáticos para reduzir a escalada, interromper o derramamento de sangue e proteger os civis. Nesse sentido, aprecia os esforços realizados pela irmã República Árabe do Egito e pelos Estados Unidos da América para apoiar os esforços de mediação para chegar a este acordo.